Canibais e Reis

  • artigos (rss)

16 de Julho, 2009

Autoridades de saúde, nutricionistas e demais “especialistas” insistem em nos recomendar dietas hiperglicémicas, insulinogénicas e pró-inflamatórias, portanto promotoras de toda a variedade de doenças da civilização

Autor: O Primitivo. Categoria: Dieta| Saúde

Foto: Momento Bacardi.

 

São sempre de pasmar os planos nutricionais que estas modernas autoridades e respectivos "especialistas" em obesidade nos propõem, para supostamente combater a obesidade e demais doenças da civilização, onde se incluem as doenças cardiovasculares, a insulino-resistência, a diabetes, dezenas de doenças auto-imunes e tantas outras doenças hiperinsulinémicas adquiridas com base em estilos de vida incompatíveis com o nosso percurso evolucionário. Mas quem propõe estas dietas COMPLETAMENTE exóticas, que nenhum homem primitivo reconheceria como alimento se olhasse para as "chávenas almoçadeiras" em que as apresentam, não deveria já saber disto? Não se dá conta que mais de 50% destas comidas/energias modernas nunca foram  consumidas em tempos primitivos e que, naturalmente, isso não augura nada de bom para a saúde em geral? É que em matéria de bioquímica humana, o conceito de "energias alternativas" (com excepção da "energia eólica" = jejum) simplesmente não faz sentido algum!

Mas voltemos à "vaca fria", ou seja, a estas nossas dietas "high-carb", "low-fat". Se você reparar bem, elas são todas iguais, praticamente destacadas umas das outras, por norma hiperglicémicas e pró-inflamatórias, baseadas em alimentos na sua maioria estranhos ao genoma humano, e portanto potenciadoras, por mais paradoxal que possa parecer, de uma multiplicidade de intolerâncias alimentares, doenças auto-imunes, problemas crónicos, etc. Deixo aqui apenas meia dúzia de exemplos, mas se eu me desse ao trabalho até encontraria mais dez ou vinte ou trinta exemplos destas dietas sempre iguais, "low-fat", semi-vegetarianas (e potencialmente perigosas):

Portanto, você já está a perceber a lógica, os alimentos "funcionais" que não podem faltar numa dieta "saudável" oficial são, logo a começar o dia, leite magro, bolachas, tostas integrais, margarina, iogurtes e/ou sumos de fruta, portanto TUDO em alta carga glicémica, nada de proteínas ou de gorduras a abrir o dia, porque estes grupos de macro-nutrientes, completamente dispensáveis, por acaso até não têm nada a haver com a saciedade ao longo do dia. E também porque "cereais mais leite constituem um óptimo pequeno almoço" e ainda porque "o leite não deve ingerir-se sozinho, [...] para ser bem utilizado depende da ingestão de farináceos", apesar de nestes últimos 2.4 milhões de anos, excluindo o período pós-domesticação animal, surpresa, surpresa, surpresa, não terem jamais sido consumidos leite não-materno nem cereais de qualquer tipo pela espécie humana.

Mas os especialistas de hoje em dia recomendam ambos vivamente e acham que são muito "saudáveis"! Penso que a lógica subjacente é que estes cereais e lacticínios proporcionam altas glicémias e insulina alta, e portanto dão "energia" e isso significa "força". Trata-se, por isso, de um raciocínio sem qualquer fundamento, porque todos os alimentos fornecem energia, até a fibra alimentar! Depois, o almoço, um momento igualmente hipoproteico e hipolipídico, deve ser composto de esparguetes, purés de batata, arroz e/ou afins, portanto de um belo "caldo insulinogénico", sempre com doses vestigiárias de peixe/carne, e sem gorduras visíveis. De facto, até faz sentido, porque o excesso de proteínas, sabemos hoje, conduz a inevitáveis problemas renais, convém não abusar. O jantar será quase igual ao almoço, também muito pobre em gorduras, e, de preferência, nulo em saturadas. Isto porque "hoje sabe-se que o consumo de gorduras saturadas está relacionado com o aumento crescente de doenças ditas da civilização ou degenerativas".

Naturalmente que, em defesa destas dietas incompatíveis com a saúde humana, fisiologicamente insustentáveis e até, segundo alguns especialistas, potencialmente perigososas, é sempre possível alegar que, ao menos, não engordam porque são hipocalóricas, de apenas 1800 calorias ou ainda menos. Mas aqui reside o mais completo logro, porque nenhum ser humano consegue manter, de forma voluntária e sustentada, por mais de 2 ou 3 semanas, dietas hipocalóricas repletas de cereais e lacticínios, portanto pró-hiperglicémicas e insulinogénicas, pois estas desregulam por completo os mecanismos de saciedade/fome, de metabolismo da glucose, elevam insulina/leptina, etc. Por outras palavras, ninguém come apenas 3 bolachas Maria, come logo o pacote todo. Ninguém come só 30gr de queijo magro, como logo um queijo inteiro, e por aí em diante. E é claro, entenda-se, quando se excedem estas mini-doses, absolutamente teóricas, a culpa da dieta falhar nunca será do seu proponente. Não admira que nenhuma dieta funcione!

Por fim imaginemos, hipoteticamente, a situação surreal de um nutricionista paleolítico, que nos viesse propor um pequeno-almoço de sopa (sem tubérculos/batatas), "para alcalinizar", acompanhada de um par de ovos cozidos, "para colesterolizar o cérebro", seguido de uma colherada de óleo de fígado de bacalhau, "para olear as artérias com ómega-3", ou, em alternativa, de óleo de coco rico em gordura saturada (ácido láurico), "para imunizar". Seria imediatamente apelidado de louco! Ou, no mínimo, de antiquado. Dir-lhe-iam que os tempos primitivos já passaram, que já não andamos de peles mas antes de fato e gravata. Ou que os tempos da pobreza já passaram, que isso foi na época dos nossos avós, em que a escassez era inevitável, pelo que não havia alternativas mais saudáveis. Por outras palavras, o macaco já não está nu, ficou civilizado e com isso, se calhar, também a sua biologia mudou e isso, supostamente, permite-lhe igualmente mudar TOTALMENTE a sua nutrição. Não há maior ilusão!

Por isso hoje em dia, em nome desta ilusão da modernidade e do progresso científico, que supostamente resolverão todos os problemas da civilização, apesar de ainda não terem resolvido nenhum, só criaram ainda mais, os "especialistas" querem nos fazer acreditar, sem sequer suportarem as suas ideias em qualquer paradigma científico, biológico e/ou evolucionário, por exemplo, que devemos abandonar a manteiga, cheia de colesterol, e passar a comer muita margarina e respectivos óleos vegetais "saudável", abandonar as proteínas animais causadoras de cancro e passar a combinações de proteínas vegetais, deixar de comer fígado e ovos por causa do colesterol alto, abandonar as gorduras saturadas porque entopem artérias e causam doenças cardiovasculares, deixar de comer gorduras porque, como o próprio nome indica, engordam, etc, etc, etc.

 

Quem acredita nestas ideias modernas certamente também acreditará que a nossa amiga "low-fat" do momento Bacardi, na foto acima, durante o dia também é uma introspecta jovem bibliotecária. E se calhar até é, sei lá;) Mas não haja dúvida, as pessoas adoram acreditar em coisas estranhas, portanto venham daí mais dietas low-fat, semi-vegetarianas para ficarmos todos muito mais "saudavéis"!  E já agora, p’ra mim, também um vodka Bacardi!



Tags: dietas oficiais, , , saudáveis, semi-vegetarianas

1 comentário a este artigo.

1 | José Carlos Jorge

16 de Julho, 2009, 12:47

Avatar

Já estava a ficar preocupado com o post de 30 de Junho sem mais comentários.
Não era bem a “lihna editorial” deste blog.
Assim está melhor.

Não me pode indicar aonde comprar óleo de côco?
Não consigo encontrar em lado nenhum.

Continue co este excelente blog.

Um abraço

Formulário para comentário

Categorias

Calendário

Julho 2009
S T Q Q S S D
« Jun   Ago »
  1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31  

Sondagem

Loading ... Loading ...

RSS Primal Wisdom (Don Matez)

  • Another Vegetarian Fallacy Exposed
  • Cornfield vs. Pasture
  • Vegetarian Myths Review Part 2
  • The Vegetarian Myth Book Review
  • Ketogenic diets display the "metabolic advantage" and anticancer effects in mice
  • How I Came To My Opinion of Vaccines
  • Paleodiet and Polio Virus
  • Reuters reports: Companies reap the swine flu windfall
  • New Study: Vitamin D3 Supplementation During Pregnancy Reduces Premature Births And Improves Newborn Health
  • Swine Flu Protection

RSS Heart Scan Blog (Dr. William Davis)

  • What goes up can't come down
  • Gretchen's postprandial diet experiment
  • After-eating effects: Carbohydrates vs. fats
  • The Paleo approach to meal frequency
  • Angioplasty Special: Get it while it's hot!
  • Even mummies do it
  • Life Extension article on iodine
  • The healthiest people are the most iodine deficient
  • It's the score, stupid
  • Heart Scan Blog Redux: Cheers to flavonoids

Medicina (notícias)

Clean wards are what matter, not meeting targets
Over-the-counter eye drops raise concern over antibiotic resistance
Chief Executive of 'appalling care' hospital has affair with safety manager
New Report Shows 97 Medicines And Vaccines Currently In Development For HIV/AIDS
FDA Approves Agriflu Seasonal Influenza Vaccine
North Carolina Based Cromoz Inc. Launches Carbon Nanotechnology For Target Drug Delivery System In Cancer Treatment In Hyderabad, India
A Mechanical Model Of Vocalization
Climate Change Could Boost Incidence Of Civil War In Africa
Research And Legislation Should Go Hand In Hand, As Much As Possible
Impoverished Living Conditions Despite New Settlement Policy After The Genocide In Rwanda
Health Canada Approves New Treatment Option For Canadians At High Risk Of Heart Attack Or Stroke
UN Regional Forum Recommends Ways To Promote Accessibility For Persons With Disabilities
A Third Of HIV Patients Diagnosed Late, UK
Revised Guidelines For Ready-To-Eat Foods, UK
Spotters Fees Not The Way To Attract Doctors, Australia
Europe And America Couldn't Be More Different, Right? Not So Fast, Says A UCLA Historian
The Astronaut's Cookbook
Smith & Nephew Orthopaedics Selected To Develop New Technology For Treating Battlefield Injuries
National Science Foundation Grants Will Further Understanding Of Decomposition And Disease
Incidence Of Diabetes Likely To Double And Costs To Triple By 2034
Crystal Structure Of Anti-Cancer Drug Shows How Drug Disables Harmful Copper In Cells
Stem Cells Heal Lungs Of Newborn Animals - Proven By Physician-Scientist
Ecological Speciation By Sexual Selection On Good Genes
Using Virtual Worlds To Build Real Security
More Complex Than Expected: First-Ever Blueprint Of A Minimal Cell

Nacional (notícias)

IV Jornadas de Dermatologia de Contacto
Fábrica da Pólvora recebe exposição de Darwin
Cimeira Ibero-Americana: Portugal é o país que mais investe em Ciência e Tecnologia
Funcho
V Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Neuropediatria (SPDM)
Nova tecnologia corrige anomalias congénitas
Meteorito de Marte encontrado na Antártida nos anos 80 tem mesmo registos de vida
Evitar perda de cuidados parentais e separar irmãos
Repositório Científico de Acesso Aberto em rápido crescimento
Cada português gasta 109 litros de água por dia
50.º aniversário do Serviço de Pediatria do Hospital de São João
Fórum Nacional da Sociedade Civil para o VIH/SIDA (FNSC) lança debate na véspera do Dia Mundial ...
Newsletter do Portal da Saúde - 27 de Novembro 2009
27 Novembro 2009
Pandemia (H1N1) 2009 - 76.ª actualização da OMS
Conferência Internacional "A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Um ...
Portugueses são cada vez mais amantes do telemóvel
«I speak Earth» sensibiliza cidadãos para os problemas climáticos
UE promove a digitalização de livros europeus
O papel da Humanidade na gestão da ciência
O soutien errado e a coluna
---- Não editar ----
Minibúrgueres de gambas com molho picante
Música pode aliviar o stress e beneficiar o coração
Antipsicóticos tendem a causar aumentos drásticos de peso em crianças

Corridas (notícias)

Confissões de um editor
Happy Thanksgiving, Everyone
Ya Gotta Fight. For Your Right. To Pie.
Sanya Richards Gets Owens Award
Runner's Digest: 11.20.2009
Bizzarri & Chelanga: NCAA Champs
Meb K In Macy's Parade
Wanted: Running Intern
Running: A Contact Sport?
Paulo Colaço novo treinador de Vanessa Fernandes
Your New Look runnersworld.co.uk
24 Shortcuts To Your New PB (Preview)
24 Shortcuts To Your New PB
O agente laranja
Autoridades suspeitam de Paquillo Fernández
José Ramos soma seleções
Resoluções 2010
Controlo Nacional do Treino 1 – Juvenis e Juniores
Estágio Nacional 1 – Juvenis e Juniores
Usain Bolt apoia Thierry Henry
Seleções nacionais sem surpresas
Federação alemã reconhece recorde... de 1936
Inês Monteiro 3.ª em Espanha
Feliz ano velho
XV Curso de Treinadores

  • Bryan - oz4caster: An excellent article on colds and flu, except they make no mention of vitamin D! I suspect optimal vitamin D is probably the most important factor fo
  • Daniel: Boas, apenas tenho conhecimento duma loja que vendo capsulas de vit D de 1000IU mas actualmente está esgotado. http://bit.ly/2QLi27 aqui fica o link
  • Erik-Alexander Richter: Great info! very useful for some presentations!!!

Álbum fotográfico

paleodieta3_141007paleodieta_101007paleodieta_070508paleodieta1_050708

Canibais e Reis

"As populações da Idade da Pedra tinham vidas mais saudáveis do que a maior parte do povo que surgiu imediatamente depois delas. Quanto a facilidades, como a boa alimentação, os divertimentos e os prazeres estéticos, os primitivos caçadores e recolectores de plantas gozavam de luxos que só os mais ricos dos nossos dias podem gozar" - Marvin Harris (1927-2001).

Dietas primitivas e tradicionais

Civilização

Hipótese Lipídica

Lípidos

Perfil lipídico

Vitamina D

Corrida

Podcasts (áudio)