Canibais e Reis

  • artigos (rss)

30 de Junho, 2009

Recomendações do Núcleo de Doenças do Comportamento Alimentar, um conjunto de directrizes para uma prática nutricional saudável

Autor: O Primitivo. Categoria: Dieta| Saúde

 

Foto: Prof. Isabel do Carmo, fundadora
e dinamizadora do
NDCA.

 

O Núcleo de Doenças do Comportamento Alimentar é uma sociedade científica de âmbito nacional, com origem na Consulta de Comportamento Alimentar do HSM, em 1989. Foi fundado pela Prof. Isabel do Carmo, "uma das maiores especialistas portuguesas em obesidade e comportamento alimentar", investigadora proeminente na área da obesidade e das doenças do comportamento alimentar, assumiu a presidência desta associação logo no seu primeiro mandato. A página oficial do NDAC pode ser visitada no endereço www.comportamentoalimentar.pt.  Mais abaixo segue-se um conjunto de ideias coligidas a partir da página do NDCA, da autoria da Prof. Isabel do Carmo, as quais representam a filosofia de abordagem à nutrição designada por escola de Santa Maria.

 

NDCA - NÚCLEO DE DOENÇAS DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR
www.comportamentoalimentar.pt

 

RODA DOS ALIMENTOS:
"Existem directrizes, como a Roda dos Alimentos, que têm como principal objectivo educar o grande público e ajudá-lo a seguir uma prática nutricional saudável."

 

HIDRATOS DE CARBONO:
"Hidratos de carbono. Encontram-se em maior quantidade nos produtos da terra, mas também em alguns de origem animal. Fornecem a maior parte da energia, necessária ao organismo. (…) Fontes alimentares: arroz, batatas, cereais, fruta, leite, mel, pão."
"Cereais e Derivados, Leguminosas Secas: Numa alimentação equilibrada, são os principais fornecedores de energia. (…) Os cereais pouco refinados e as leguminosas melhoram as funções intestinais. "
"Farináceos. (…) São alimentos ricos em amido, vitaminas do complexo B, ferro e fibras. Além disso, contém um baixo teor de gordura. Algumas variedades de cereais processados industrialmente, como por exemplo as bolachas, são ricas em colesterol. Prefira: As variedades de pão de mistura ou as menos refinadas (pão mais escuro); Os cereais, elaborados a partir de farinhas menos refinadas e pobres em açúcar; Os vegetais feculentos como batata, feijão, grão, milho e lentilhas, mas consuma-os em quantidades q.b.; Ocasionalmente as variedades de arroz e massas integrais, bem como as massa sem ovo."

 

PROTEÍNAS:
"Proteínas ou prótidos. Fontes Alimentares: Proteínas Completas - Galinha, Lacticínios, Peixe. Proteínas Incompletas - Feijão, Grão, Nozes, Sementes, e Vegetais. É necessário consumir uma grande quantidade e variedade de proteínas incompletas para cobrir todas as necessidades de aminoácidos. Há então que compensar essa deficiência, combinando-as com outras proteínas. (…) Combinações correctas: Arroz e feijão; Cereais e leite; Feijão e milho; Pão e queijo."
"De um modo geral, as carnes [são] especialmente ricas em gordura saturada e em colesterol. Sabe-se que o tipo de gordura existente no peixe é mais saudável do que o existente na carne."
"Evite: Carnes vermelhas - em especial os cortes ricos em gordura; Aves - ganso e pato; Vísceras - fígado, miolos, chispe, língua, tripas, rim, entre outras; Produtos de charcutaria; Peixe - bacalhau e ovas de peixe; Mariscos - camarão, polvo e lulas"
"Dê preferência a carnes magras, retirando-lhes as gorduras visíveis."
"Claras em substituição das gemas. Ao contrário das gemas, as claras são ricas em proteínas e não contêm gordura nem colesterol. (…) Modere a ingestão de gemas, porque são riquíssimas em colesterol. Não ultrapasse mais de 3."
"Como aumentar a dose de proteínas: Acrescentar 1 onça [30 gr] de carne às refeições principais equivale a mais 7 g de proteínas; Fazer um pequeno-almoço de alto valor proteico, misturando fruta (morangos, bananas, por ex.) a um iogurte; Adicionar queijo à salada de uma das refeições principais; Comer bolachas, leite e queijo às merendas."

 

GORDURAS:
"Hoje sabe-se que o consumo de gorduras saturadas está relacionado com o aumento crescente de doenças ditas da civilização ou degenerativas."
"Em termos gerais, o que se verifica é uma ingestão de gorduras em excesso, nomeadamente das saturadas."
"As gorduras e calorias em excesso são as maiores inimigas de uma dieta saudável"
"As gorduras vegetais e as do peixe são mais benéficas para a nossa saúde, ao contrário das que são provenientes da carne, que podem aumentar o colesterol (gema de ovo, vísceras, etc.). Estas últimas devem ser consumidas com moderação."
"As gorduras saturadas, presentes principalmente na carne e na gema do ovo, podem provocar um aumento dos níveis de colesterol no sangue."
"Reduza a ingestão de gorduras saturadas, que pode encontrar nos produtos que contêm gordura animal, como a manteiga, as natas, as carnes gordas, algumas bolachas e chocolates."
“Também as gorduras vegetais, quando sujeitas a altas temperaturas ou manipulações industriais (fritos, pré-cozinhados, etc.) podem tornar-se em gorduras saturadas.”
"Escolha criteriosamente as gorduras que utiliza, dando preferência às gorduras de origem vegetal.(…) Prefira os óleos vegetais e os cremes vegetais para barrar."

 

VEGETAIS E FRUTOS:
"Estes alimentos são excelentes aliados para a sua saúde. Não têm colesterol, contêm poucas calorias, gordura e sódio. São ricos em fibra, minerais e vitaminas, em especial vitaminas antioxidantes."
"Modere: O consumo de frutos gordos como o abacate, o amendoim, as nozes, entre outros. A ingestão de azeitonas."
"Evite alguns frutos como o caju, coco e o pistácio."

 

COLESTEROL:
"O colesterol, um dos maiores factores de risco do coração."
"Riscos resultantes de se ter um colesterol elevado. (…) A doença mais comum destas artérias, a arteriosclerose, resulta da deposição de substâncias - gorduras e colesterol, no interior destes vasos. Estes depósitos provocam a diminuição do seu calibre, dificultando o fluxo normal do sangue. (…) O processo de depósito de gorduras e colesterol no interior das artérias pode ser acelerado quando os seus níveis são elevados."
"Quando o colesterol existe em excesso no sangue, as LDL, são responsáveis pelo seu depósito nas paredes das artérias, formando as placas de arteriosclerose. Por essa razão são conhecidas como o ‘mau colesterol’."
"Uma alimentação equilibrada é a melhor opção para manter os níveis de colesterol controlados. (…) Escolha as variedades cereais e seus derivados menos refinados. Dê preferência ao peixe em detrimento da carne. Modere o consumo de gordura e de alimentos ricos em colesterol. No que respeita às gorduras, privilegie as gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas, em detrimento das gorduras saturadas."
"O colesterol é uma substância gorda presente em todas as células do organismo, necessária, em pequenas quantidades, ao seu funcionamento. O fígado encarrega-se de produzir colesterol de acordo com as nossas necessidades e, na realidade, a sua maior parte é fabricada por este órgão. (…) O nosso organismo utiliza-o para diversos fins: é essencial para a produção de determinados hormonas, vitaminas, sais bilares (sais que ajudam a digestão das gorduras) e ainda para a construção das paredes celulares. No entanto, quando o nível de colesterol no sangue está elevado, o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares aumenta."

 

DIETA MEDITERRÂNICA:
"Azeite e saúde: A dieta mediterrânica. Ao estudar os hábitos alimentares das diferentes populações, a comunidade médica internacional verificou que a alimentação, rica em azeite, dos países costeiros do Mediterrâneo podia explicar os níveis reduzidos de colesterol no sangue e uma baixa incidência de doenças cardiovasculares (…) Já no início da década de 60, um estudo havia demonstrado que o padrão alimentar mediterrânico é um dos mais saudáveis do mundo. Os resultados deste estudo revelaram que em países onde a dieta é tradicionalmente rica em gorduras vegetais (como o azeite), registam uma incidência muito menor do enfarte do miocárdio, enquanto nos EUA, Finlândia e Holanda, onde se verifica um consumo elevado de gorduras saturadas, há uma alta incidência desta doença coronária."
"O azeite é rico num tipo de gordura saudável (gordura monoinsturada) que reduz o mau colesterol (LDL) no sangue, mantendo o nível de "bom" colesterol (HDL). Deste modo permite um equilíbrio saudável entre estes dois tipos de colesterol. O mau colesterol deposita-se nas paredes internas das artérias, estreitando-as e causando arterosclerose, que pode conduzir a um enfarte do coração e á paragem cardíaca. O bom colesterol, pelo contrário, protege-nos do enfarte do coração. Pelos seus efeitos saudáveis sobre a gordura do sangue, o azeite diminui o risco do enfarte cardíaco. "

 

VITAMINA D:
"Vitamina D: Um indivíduo, até aos 50 anos, deve ingerir uma dose diária de 200 UI de vitamina D. Entre os 50 e 70 anos, é recomendada uma dose diária de 400 UI. Acima dos 70 anos, a dose deve ser aumentada para 600 UI diárias. Para obter a dose necessária de vitamina D, aconselha-se a exposição solar da face, braços e mãos, durante 10 a 15 minutos, 2 a 3 vezes por semanas. (…) A dose diária de vitamina D não deve exceder as 1.000 UI. Acima deste valor a vitamina D torna-se tóxica, podendo causar defeitos congénitos e depósito de cálcio nos rins e nas artérias."

 

PEQUENO-ALMOÇO:
"Conselhos para Pequeno Almoço: Para começar o dia em pleno não abdique de um pequeno almoço equilibrado. Lacticínios: um copo de leite de 200 ml é equivalente a 2 iogurtes ou a 30 g de queijo. (…) O pão deverá ser o cereal de eleição. (…) Quando o despertador toca e o apetite não acorda, o sinal é pouco saudável. É o preço que se paga, por alguns excessos alimentares como, por exemplo, o reduzido consumo de água e falta de exercício físico."
"Leite e Derivados Proteicos: É um grupo fundamental durante toda a fase de crescimento. São excelentes fontes de proteínas, vitaminas e cálcio. No entanto, não se esqueça que os lacticínios são fontes de gordura saturada. (…) O leite e/ou iogurtes devem fazer parte da alimentação diária das crianças e jovens. Pelo menos 500 ml/dia."
"Os lacticínios devem estar presentes diariamente na nossa alimentação. Ricos em Proteínas e vitaminas A e D são também excelentes fornecedores de cálcio, um mineral essencial na prevenção da osteoporose. No entanto, há que ter em atenção a percentagem de gordura saturada e de colesterol que contêm."
"Evite leite completo, condensado ou evaporado, iogurte gordo, natas e manteiga - Queijos muito ricos em gordura (Serra, Roquefort, etc.)"

 

DIABETES:
"A dieta é uma medida fundamental para manter a diabetes sob controlo. É também o modo efectivo de prolongar a esperança de vida do diabético. Todos os diabéticos devem cumprir um plano de refeições. Os alimentos aumentam o nível de açúcar (glicose) no sangue, nível esse que varia de doente para doente. Por essa razão, um adequado plano de refeições, na maioria dos casos, ajuda a reduzir os valores de glicose."
"Os carbohidratos produzem energia para que o nosso corpo possa trabalhar (1g = 4 Kcal), podendo ser encontrados, principalmente, nos cereais, leguminosas, batatas, assim como nas frutas e vegetais. Alguns são de absorção rápida (açúcar, doces, etc.) e outros de absorção lenta (leguminosas, cereais, etc). O seu conteúdo na dieta é directamente responsável pelos níveis de glicose. Assim, é muito importante manter a sua quantidade sob controlo."
"Os alimentos ricos em fibras (frutas, vegetais, e produtos integrais) são recomendados, pois ajudam a diminuir as flutuações do açúcar."
"Na dieta dos diabéticos, os factores nutricionais devem ser adequadamente distribuídos pelo dia. (…) A distribuição dos nutrientes deve ser feita da seguinte forma: -50-60 por cento de carbohidratos (pelo menos 100g/dia); - Evitar carbohidratos de absorção rápida (aumentam mais os valores de glicémia); - 25-30 por cento gorduras (reduzir gorduras animais); - 15 por cento de proteínas (metade de origem vegetal)."
"Lembre-se: é um erro acreditar que se pode manter a dieta sob controlo apenas não comendo açúcar ou alimentos doces.”

 

NDCA:
O Núcleo de Doenças do Comportamento Alimentar (NDCA) é uma sociedade científica portuguesa sem fins lucrativos. Tem por objectivo o estudo das doenças do comportamento alimentar, assistência em hospital de doentes e organização de reuniões científicas sobre o tema, bem como congressos, colóquios, conferências e seminários. A direcção do NDCA é composta por alguns dos mais prestigiados profissionais de saúde portugueses e tem entre os seus membros, especialistas da área de Endocrinologia, Psiquiatria, Psicologia, Nutrição, Clínica Geral e Terapia Familiar. O NDCA teve origem inicial no núcleo que fundou a Consulta de Comportamento Alimentar do HSM, em 1989. Com o desenvolvimento da consulta e com a estruturação de outras consultas no Porto e em Coimbra sentiu-se a necessidade da criação duma sociedade cientifica, de carácter nacional, que congregasse todos os interessados não só na clínica como na investigação nesta área. A primeira reunião científica alargada a nível nacional deu-se com as “I Jornadas de Alimentação, Hábitos e Comportamentos”, em Dezembro de 1993 em Lisboa.

 

Fonte: Núcleo de Doenças do Comportamento Alimentar.

 

Páginas/Artigos relacionados:

Núcleo de Doenças do Comportamento Alimentar (NDCA)
Vidas com Lutas. A vida da Professora Doutora Isabel do Carmo
Prevalence of obesity in Portugal (Isabel do Carmo)



Tags: Dra. Isabel do Carmo, médicos, , ,

sem comentários a este artigo.

Formulário para comentário

Categorias

Calendário

Junho 2009
S T Q Q S S D
« Mai    
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30  

Sondagem

Loading ... Loading ...

RSS Whole Health Source (Stephan)

  • LDL Calculator
  • Another Fatty Liver Reversal
  • When Friedewald Attacks
  • Letter to the Editor
  • Fatty Liver Reversal
  • A Little Tidbit
  • The Lyon Diet-Heart Study: A Few More Thoughts
  • Donations Gratefully Accepted
  • The Lyon Diet-Heart Study: Implications
  • The Lyon Diet-Heart Study

RSS Heart Scan Blog (Dr. William Davis)

  • The ultimate “bioidentical” hormone
  • Roger's near-miss CT angiogram experience
  • The Myth of Prevention: Letter to the Wall Street Journal
  • A victory for SHAPE, CT heart scans, and doing what is RIGHT
  • Sleep: A to Zzzzzzzzzz
  • Beating the Heart Association diet is child's play
  • Victim of Post-Traumatic Grain Disorder
  • Drug industry "Deep Throat"
  • Triglyceride Buster-Update
  • Triglyceride buster

Medicina (notícias)

Acura And King Receive FDA Complete Response Letter Regarding Acurox(R)
Lixte Biotechnology Holdings' Lead Compound, LB-1.2, Enhances The Effectiveness Of Standard Cancer Chemotherapy In Animal Models
Elderly Need Homes To Ensure Proper Care
Deputy Minister Announces Mandatory Registration Of Adult Care Home Managers In Wales
In Postpartum Women, Poor Sleep Is Independently Associated With Depression
Secrets Revealed About How Disease-Causing DNA Mutations Occur
Triggering Muscle Development -- A Therapeutic Cure For Muscle Wastage?
A Young Brain For An Old Bee
News From The Journal Of Clinical Investigation, July 1, 2009
A Link Between The Circadian Rhythm And Salt Balance
Impact Of Medicare Part D On Medical Spending Addressed By NEJM Study
New Discovery To Aid In Diagnosis And Treatment Of Kidney Disease
Study Led By Stanford Scientists Links Schizophrenia To Chromosome Region For The First Time
Risk Of Breast Cancer And A Single-Nucleotide Polymorphism
Data Suggests Proton Pump Inhibitors Can Induce Acid-Related Symptoms In Healthy Adults
Undiagnosed Celiac Disease Associated With Nearly Quadrupled Mortality
New Connection Between Cancer Cells, Stem Cells Pinpointed By Stanford Discovery
During Pregnancy, Women With Endometriosis Need Special Care To Avoid Risk Of Premature Birth
Salamanders, Regenerative Wonders, Heal Like Mammals, People
Interferon Alpha Can Delay Full Onset Of Type I Diabetes: UT Researcher
From BBC Health
What Is Tinnitus? What Causes Tinnitus?
What Is Post Traumatic Stress Disorder? What Is PTSD? What Causes PTSD?
Poverty And Cultural Loss Are Some Of The Essential Causes Of The Health Gap Between Indigenous And Non-Indigenous People
Rising Lifestyle Illnesses And Potential Swine Flu Catastrophe For Indigenous Populations

Nacional (notícias)

Alerta de Saúde Pública de 03/07/09
Ponto de situação do vírus da gripe A - 03/07/2009 - 11h30
Modernização dos centros de saúde e urgências hospitalares
30 Anos Serviço Nacional de Saúde - Garantir o Futuro
Concurso europeu de fotografia
Cuidados continuados no Alentejo
Tabaco, Álcool e Drogas em Meio Laboral
Saiba mais sobre medicamentos em casa
Congresso da Associação Portuguesa de Urologia
I Semana da Não-Violência
OMS - 41.ª actualização
Parceria de cuidados entre o enfermeiro e as famílias
Fundação Gil comemora Dia Mundial da Criança
Legislação de saúde mental e direitos humanos
Dia Mundial sem Tabaco
Marketing Social de Saúde
Concerto para as crianças
Dia Mundial da Criança no Hospital do Barreiro
A Idade dos Porquês
Olhares sobre o legado de Ricardo Jorge
Viver Saúde 2009
Intervenção Integrada na Família
II Simpósio Luso-Espanhol de Higiene Oral
Apoio financeiro 2009
Novas tecnologias - centralização no utente

Corridas (notícias)

Fernando Mamede: Momento de glória
Happy 60th Birthday Tim Noakes
O médico e o monstro
Hazel Clark Deserves Respect
BREAKING: Motorists Inconvenienced!
Oslo Golden League preview
Critérios de Selecção – Prova de Qualificação Olímpica
III Triatlo da Amizade
Fernando Mamede: Bodas de prata
Naide Gomes triunfa em Moscovo
Estágio de Preparação para Europeu Triatlo Longo
Principais Resultados do Europeu Triatlo 2008
Europeu de Triatlo em Elites e Juniores
Oscar Pistorius continued
Mercenários
Rui Silva disputa prova em Madrid
Pocket Race Guide - July
Lomong tops Manzano in USA 1500
Scot Free? Not These Marathoners
Tegenkamp and Goucher Win 5000s
Caption This Photo! No. 30
Jessica Augusto aposta no Mundial
Pistorius research implications
Usain Bolt faz "dobradinha" na Jamaica
Amy and Galen Win USA 10,000s

Biblioteca

Image of Cannibals and Kings: Origins of Cultures


Image of The Great Cholesterol Con


Image of The Primal Blueprint: Reprogram Your Genes for Effortless Weight Loss, Vibrant Health, and Boundless Energy


Image of The Paleo Diet: Lose Weight and Get Healthy by Eating the Food You Were Designed to Eat


Image of Health Secrets of the Stone Age, Second Edition


Image of Nutrition and Physical Degeneration


Image of Fat and Cholesterol are Good for You


Image of Going Against the Grain: How Reducing and Avoiding Grains Can Revitalize Your Health


Image of Dr. Bernstein's Diabetes Solution: The Complete Guide to Achieving Normal Blood Sugars


Image of The Ketogenic Diet: A Complete Guide for the Dieter and Practitioner


Image of The Vitamin D Cure


Image of Track Your Plaque: The Only Heart Disease Prevention Program That Shows How to Use the New Heart Scans to Detect, Track and Control Coronary Plaque

  • O Primitivo: Caro João, concordo plenamente!
  • João: A frase "alimentos tradicionais, consumidos em doses tradicionais e em contextos de vida tradicionais, jamais serão a causa de doenças modernas" res
  • O Primitivo: A meu ver, a questão das gorduras saturadas será sempre muito polémica e controversa, apesar destas nada terem a haver com as causas de doença car

Álbum fotográfico

paleodieta3_141007paleodieta_101007paleodieta_070508paleodieta1_050708

Canibais e Reis

"As populações da Idade da Pedra tinham vidas mais saudáveis do que a maior parte do povo que surgiu imediatamente depois delas. Quanto a facilidades, como a boa alimentação, os divertimentos e os prazeres estéticos, os primitivos caçadores e recolectores de plantas gozavam de luxos que só os mais ricos dos nossos dias podem gozar" - Marvin Harris (1927-2001).

Dietas primitivas e tradicionais

Civilização

Mitos da nutrição

Lípidos

Perfil lipídico

Corrida

Podcasts (áudio)