Canibais e Reis

  • artigos (rss) comentários (rss)

12 de Setembro, 2009

Ainda sobre o consumo de leite não-materno pelos seres humanos da civilização, algo que os outros humanos nunca fizeram ao longo da sua evolução, pois simplesmente não era possível extrair leite de um animal selvagem

Autor: O Primitivo. Categoria: Mitos| Saúde

 

Os artigos que aqui vou colocando poucos comentários recebem (e para começarem a ter também mais atenção, pelos vistos terei de usar muito mais fotos da Rebbeca Romijn), mas excepção à regra foi o artigo "Consumo de leite não-materno será mesmo desejável para uma boa saúde dos seres humanos?", que agora recebeu mais um comentário revelador de um leitor brasileiro. Nesse artigo de 10/Abril apareceu também o Dr. Pedro Bastos a deixar um comentário que, pelo seu elevadíssimo interesse, passo aqui a republicar/citar. O comentário-testemunho do leitor do Brasil, o Sr. Alexandre, consta dos comentários ao citado artigo e pode ser lido aqui.

 

Comentário do Dr. Pedro Bastos:

(…) A questão do consumo ou não de leite não humano é complexa e não completamente resolvida (aliás, longe disso), tal como tentei mostrar na entrevista.

Todas as patologias da civilização são multifactoriais e aí reside a dificuldade quando se tenta fazer investigação.

No caso dos Masai, por exemplo, há várias considerações a serem feitas:

 

1) É bem sabido (e as autópsias relatadas pelo george Mann nos anos 70 assim o demonstram) que estes apresentam extensa aterosclerose, mas esta não parece resultar num evento fatal, talvez porque não existem no estilo de vida deste povo outros factores desencadeantes de um evento cardiovascular (como défice de Vitamina D, padrão de sono desadequado, tabagismo, sedentarismo, dieta com carga Glicémica elevada, elevado consumo de óleos vegetais refinados e ricos em ácido linoleico, ácidos gordos trans de origem industrial, que são diferentes dos ácidos gordos trans existentes na carne e leite de ruminantes, elevado rácio w6/w3, consumo de lectinas, alguns glicoalcalóides e saponinas, que hoje se pensa estarem enviolvidos na etilogia da aterosclerose, talvez pelo seu efeito negativo na permeabilidade intestinal e, no caso das lectinas, pelo seu efeito em citoquinas e nas MMPs, etc, etc).

 

2) Relativamente à questão dos estrogénios no leite bovino, é preciso esclarecer que, à semelhança do que sucede em alguns povos da Mongólia, é muito provável que os Masai e os Samburu não retirem o leite na fase final da gravidez, quando a concentração de estrogénios está mais alta.

 

3) Como referi, existem estudos epidemiológicos (e quando vários trabalhos apontam na mesma direcção, não devemos desprezá-los) a associar o consumo de leite bovino a diversos carcinomas (sendo a evidência mais forte para cancro da próstata) e são vários os possíveis mecanismos (estrogénios; precursores da DHT; o potencial insulinogénico do leite; IGF-1 no leite, que se supõe ser bastante mais elevado no leite “industrial” [devido a mastite recorrente e ao uso de hormona do crescimento, etc]; Beta-celulina, Cálcio que se pode ligar ao receptor de cálcio e ao receptor de EGF, onde também se liga a Beta-Celulina, etc.).

De qualquer modo, mais uma vez, o consumo de leite bovino num contexto de estilo de vida saudável (o que quer que isso seja, mas presume-se que o estilo primitivo seja substancialmente mais saudável) poderá ser um factor quse desprezível (p.e., no caso do cancro da Próstata, o défice de Vitamina D parece ser um factor muito significativo, o que claramente não é um problema nem para os Masai, nem para os Samburu). Além disso e se pensarmos no IGF-1, sabe-se que este Promove a proliferação celular e a sobrevivência das células tumorais, Facilita angiogénese, malignidade, e metastização e Inibe a destruição de células tumorais quando são alvos de radiação e quimioterapia, MAS NÃO É A CAUSA!!!!

Ou seja, no contexto actual, em que estamos expostos desde cedo a diversos gatilhos desencadeantes da oncogénese, o consumo de leite pdoerá ser significativo, mas numa sociedade que nunca esteve exposto a esses agentes, a ingestão de lacticínios já não representa um perigo “real”.

 

4) Osteoporose: como refiro no artigo, esta é uma doença multifactorial e complexa, mas mais uma vez a actividade física a Vitamina D parecem ter um papel fundamental.

 

5) Doenças Auto-Imunes (que é um tema que não desenvolvi na entrevista e que não terei oportunidade de desenvolver aqui): neste caso, pensa-se que o leite possa estar implicado, mas existem outros factores a montante que determinan se um antigénio (neste caso dietético) irá ou não levar à auto-imunidade, como:

a) Factores genéticos (os genes que parecem conferir maior risco para o desenvolvimento da auto-imunidade são os genes do complexo major de histocompatibilidade [MHC], em especial os de classe II, que estão envolvidos na apresentação de antigénios aos Linfócitos TCD4+). Não conheço a distribuição geográfica destes genes em África, pelo que não posso comentar sobre se os Masai têm ou não predisposição genética para a auto-imunidade.

b) Exposição prévia do Linfócitos CD8+ a epítopos (derivados de vírus, por exemplo) que tenham homologia estrutural com autoantigénios. É sabido que muitos vírus que estão implicados em diversas doenças auto-imunes só começaram a ser um problema a partir do Neolítico.

c) Défice de Vitamina D (p.e., verifica-se que a prevalência de Diabetes Tipo 1 é baixíssima em países com maior radiação UV). Mais uma vez, os Masai não parecem sofrer de défice de Vitamina D

d) Hiperpermeabilidade intestinal (os factores dietéticos mais suspeitos neste fenómeno não parecem fazer parte da dieta dos Masai)

e) Reduzido tempo de amamentação e introdução precoce de antigénios dietéticos. É sabido que os Masai amamentam as crianças até cerca dos 2 anos.

(…)

 

O que gostaria de referir é que para muitos indivíduos que já nasceram e viveram toda a sua vida a seguir um estilo de vida ocidental, o consumo de leite poderá ser prejudicial e só saberemos o quanto, quando começarmos a fazer mais estudos de intervenção (e aqui o uso do template “Paleo” parece ser uma base de trabalho interessante) e a desvendar mais mecanismos para podermos num futuro próximo fazer recomendações mais acertadas.

 

Autor: Dr. Pedro Bastos, em comentário ao artigo "Consumo de leite não-materno será mesmo desejável para uma boa saúde dos seres humanos?".

 

E se a Rebbeca Romijn está com uns ossos assim tão bons como ela diz, e parece que sim a julgar por este vídeo, isso dever-se-á ao leite ou será mais pelo facto de andar a apanhar sol em Times Square daquela forma? É que o Sol é fundamental para síntese nossa pele de Vitamina D, a qual por sua vez regula o metabolismo do cálcio em todo o organismo!

 

Artigos relacionados:

Diabetes Tipo 1, uma condição clínica na qual uma Paleodieta, isenta de leite/lacticínios e de cereais "saudáveis", poderá representar um grande benefício para a saúde

Consumir leite não-materno de outras espécies, um alimento altamente alergénico e insulinogénico, algo que nenhuma outra espécie do reino animal faz, excepto os humanos, será um sinal de "sabedoria" nutricional e um hábito protenciador de mais saúde? Hum…

Sobre o consumo de leite não-humano, pela nutricionista funcional Dra. Denise Carreiro

Consumo de leite não-materno será mesmo desejável para uma boa saúde dos seres humanos?

Orientar ou não o consumo de leite? (Bastos)

Beber ou não beber leite (Rev. Performance)

Leite: herói ou vilão? (Patrícia Ribeiro)

Artigo sobre Leite Natural ("Raw Milk"), para entender a argumentação da WAPF em defesa do consumo do leite verdadeiro



1 comentário a este artigo.

1 | Carlos Monteiro

12 de Setembro, 2009, 0:29

Avatar

Caro Primitivo,
Tenho pesquisado quanto aos benefícios do leite para a saúde do coração. Isto nos levou recentemente a publicar o artigo de revisão “Leite gordo: Benéficos efeitos na redução de doença cardíaca e derrame!” (http://www.infarctcombat.org/polemica-46/icem.html). Concordo plenamente com a luta da Sally Fallon, presidente da WAPF, de cuja organização sou membro do conselho honorário.
É interessante notar que o leite gordo contêm, entre outras substâncias benéficas, duas que gostaríamos de ressaltar:
Os ácidos graxos ômega-3, através de sua capacidade de reduzir um elevado ácido láctico no sangue, e o ácido butírico (GABA), que tem efeito inibidor sobre o sistema nervoso simpático podendo essas substâncias, dentro de meu ponto de vista, reduzirem a progressão ou mesmo na regressão da aterosclerose coronária, segundo os conceitos da teoria da acidez na aterosclerose (http://www.infarctcombat.org/AcidityTheory-p.pdf - versão em português).
Atenciosamente,
Carlos Monteiro

Formulário para comentário

Categorias

Calendário

Setembro 2009
S T Q Q S S D
« Ago   Out »
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30  

Eventos

  • 20 Mar: Movimento Cívico "Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?", no próximo dia 20 de Março de 2010

Sondagem

Loading ... Loading ...

RSS Primal Wisdom (Don Matez)

  • My Meals 1/14/2010
  • Masai Use of Herbs
  • Paleo Diet Interview Opportunity
  • My Meals 1/10/10
  • The Old Way: Plant foods in the !Kung Diet
  • Does a vegan diet cause B-12 deficiency diseases?
  • My Meals: 12/29/09
  • My Meals: 12/29/09
  • Intermittent fasting prolongs life in mammals
  • My Meals: 12/28/09

RSS PāNu Blog (Dr. Kurt G. Harris)

  • Smoking Candy Cigarettes
  • Time is Finite
  • Insulinogenic is not Hyperglycemic
  • A Taste of Dairy
  • Crossfit Nutrition Eats its Young
  • PaNu - growing like a small weed
  • Avoid Poison or Neutralize It?
  • Exercise in the PaNu scheme
  • PaNu Eating and High Intensity Training
  • A Vitamin D “Denier” Emerges

RSS Heart Scan Blog (Dr. William Davis)

  • Getting vitamin D right
  • Jimmy Moore's thyroid adventure
  • What's that in your mouth?
  • De Novo Lipo-what?
  • Gretchen's postprandial diet experiment II
  • A wheat-free 2010
  • If you take niacin, you must exercise
  • To track small LDL, track blood sugar
  • Watch your fish oil labels
  • Overweight, hungry, diabetic, and fat-free

RSS Health-and-Age News

  • An Unexpected Side-Effect of Quitting Smoking
  • Acupuncture Helps with Hot Flashes
  • Why Don’t You Exercise Regularly?
  • Green Tea Lowers the Risk of Depression, at least in Japan
  • Vitamin D Can Hinder Falls and Fractures in Older Folk
  • The Actual Cause of Coronary Heart Disease?
  • HbA1c as the Diagnostic Test for Diabetes?
  • Which Elders Are Likely to Develop Depression?
  • Share the Chores and Stay Happy
  • Happy New Year!

Medicina (notícias)

African Sleeping Sickness: Loosely coiled DNA helps trypanosomes make their escape
Loss of epigenetic regulators causes mental retardation
Trial of new osteoporosis drug beginning
Health care professionals failing to tell patients they are not fit to drive
UGL Unicco First To Embrace Ionator EXP Ionized Water Cleaner That Kills H1N1 Virus
Study Demonstrates NJOY Electronic Cigarette Inhalants Do Not Contain Carcinogenic TSNAs
Reform Inches Ahead with 'Cadillac Plan' Tax Deal
Haiti Earthquake Mobilizes Relief Workers
Acucela Launches ENVISION Clarity Trial; Initiates Phase 2 Clinical Trial Of Oral Visual Cycle Modulator In Patients With Dry AMD
End of life care falls short for kidney disease patients
Kidney abnormalities require more research
Novel mouse model of demyelinating disorder
Cognitively impaired elderly women get unneeded screening mammography, study finds
Informative method to identify biomarkers for guiding therapy decisions
Zambian study finds longer breastfeeding best for HIV-infected mothers
New Study: Innovative Technique Allows Male Cancer Survivors Sterile From Treatment To Father Children
Your Pet May Predict Your Personality
Cancer cell flaws may hit studies
'Raise antibiotic dose' for obese
Time Running Out for Haitian Earthquake Victims
VertiFlex(R), Inc. Announces First Implantation Of Its Shockwave™ Dynamic Rod
Emphysema Drug Is Safe, FDA Finds
Early immune response needed for hit-and-hide cancer viruses
Three esophageal cancer cell lines commonly used in research prove to be from other cancers
Is HPV Running Rampant

Nacional (notícias)

Apresentação do livro «Como ter um Coração Saudável»
A situação da Oncologia em Portugal
O clima já está a mudar de forma extrema
Descanso de fim-de-semana não repara perda crónica de sono
Português descobre fóssil de dinossauro raro na Europa
Património da Universidade de Coimbra em livro
A tentação do Homem perante um porta-moedas mágico
15 Janeiro 2010
Variante de gene pode proteger contra doença de Alzheimer
Manga poderá ser relevante no combate do cancro
Pâncreas artificial pode ser realidade dentro de quatro anos
Nova solução integrada para a Educação
Tratamento preventivo pode evitar transmissão de HIV
Genoma da soja abre caminho aos biocombustíveis
ESO divulga primeira «impressão digital química» de um planeta extra-solar
XIV JNPC - Jornadas Nacionais Patient Care «A melhor prática clínica para o médico actual»
Português descobre primeiro dinossauro da Bulgária
Ciclo de Estudos Especiais em Epidemiologia - Equiparação
Espécie desconhecida de serpente encontrada no Brasil
Zachary Mainen tem apoio para «dissecar» papel da serotonina
21.ª Sabatina de Hematologia
VIII Reunião Ibérica de Cápsula Endoscópica
21.ª Sabatina de Hematologia
Abertas as inscrições para os Nutrition Awards 2010
Ajude o Haiti, agora!

Corridas (notícias)

Semenya to run again? Claims and counterclaims
Interview With a Caveman
Europeu deixa "extravagâncias"
É Hepta II
RW Test: Home Treadmills
Jessica e Inês entre as melhores europeias
Conselho editorial
Doping news and insights
Magdalena Is Ready for Houston
Tirunesh Dibaba Thrives in Britain
Runner's Digest: 1.8.2010
On Test: Entry-Level Mountain Bikes
Why Try Mountain Biking?
Fernando Ribeiro vence na neve
É hepta!
Tavares perto do mínimo na vara
III Duatlo BTT Bike Zone/Powerade – Chão da Lagoa
Try An Off-Road Duathlon (Preview)
Try An Off-Road Duathlon
Try An Off-Road Duathlon (Preview)
Stay Motivated
Hot Hydration Tips For Winter
Arnaldo Abrantes perto do mínimo para o Mundial
Inês Monteiro em 2.º no Cross de Toledo
Taças FPA abrem época “indoor”

  • “Gorduras alimentares, hidratos de carbono e progressão de aterosclerose coronária em mulheres pós-menopáusicas”, um artigo do AJCN com uma conclusão que desafia o senso comum
  • Science Laughs, por Brian Malow, porque a ciência também pode ser uma coisa divertida
  • “Fique saturado: quatro razões pelas quais gorduras saturadas são saudáveis”, um artigo da Natural News
  • Artigos explorando relação causal entre Timerosal e autismo, apesar da evidência epidemiológica, na sua grande maioria, não evidenciar essa associação (mas já sabemos os problemas da epidemiologia, e que dela não se pode assumir ausência de causalidade)
  • Os perigos das vacinas com Timerosal, incluindo esta vacina da Gripe A, razões que nos ajudam a entender o porquê dos próprios médicos e profissionais de saúde não quererem ser vacinados
  • Vacinas da Gripe A contêm Timerosal (mercúrio), uma substância altamente tóxica que alegadamente provoca lesões neurológicas similares às do autismo
  • Troféu de Oeiras - Corrida das Localidades: 16 provas no Calendário 2009/2010
  • Gripe A e mortalidade mundial: colocando as coisas na sua verdadeira escala
  • “Causas nutricionais de depressão, suicídio e violência”, um artigo de Barry Groves no The Epoch Times
  • Artigos da Dra. Mary Enig, ilustre investigadora da Fundação Weston A. Price, sobre gorduras alimentares no The Epoch Times
  • O Primitivo: Viva Rui. Utilizei a expressão monólogo no sentido em que, da parte do Dr. Campbell, não fundamenta as suas ideias com estudos, mas essencialmente
  • Rui: Parabens pelo post e pelo Blog Li com atentamente os textos e não concordo que seja " mais um monólogo que outra coisa qualquer". É um verdadeiro
  • João Lima: Olá! Descobri este muito interessante site e fiquei particularmente orgulhoso por ver que faz aqui referência ao meu! Deixe-me realçar apenas aqu

Álbum fotográfico

paleodieta3_141007paleodieta_101007paleodieta_070508paleodieta1_050708

Canibais e Reis

"As populações da Idade da Pedra tinham vidas mais saudáveis do que a maior parte do povo que surgiu imediatamente depois delas. Quanto a facilidades, como a boa alimentação, os divertimentos e os prazeres estéticos, os primitivos caçadores e recolectores de plantas gozavam de luxos que só os mais ricos dos nossos dias podem gozar" - Marvin Harris (1927-2001).

Dietas primitivas e tradicionais

Civilização

Hipótese Lipídica

Lípidos

Perfil lipídico

Vitamina D

Corrida

Podcasts (áudio)