Canibais e Reis

  • artigos (rss)

28 de Maio, 2009

Vamos todos começar a beber muita água para ficar saudáveis, é a recomendação do Instituto Hidratação e Saúde

Autor: O Primitivo. Categoria: Saúde

Vídeo: World record in drinking water (Youtube).

 

A notícia de hoje no Público, intitulada "Maioria dos portugueses não ingere líquidos suficientes", deixou-me um pouco perplexo, e como sempre céptico face à validade de afirmações sensacionalistas como o título em questão. Eu não entendo nada de hidratação, nem de fisiologia, nem de saúde, nem de nada, mas ainda me sobra alguma capacidade crítica para intuir que, se uma maioria não ingere líquidos suficientes, é porque há algum "problema" nisso. Não porque goste de ser anti-democrático ao ponto de sugerir que as maiorias nem sempre estão correctas, mas pelo simples facto de que acredito que o corpo humano possui mecanismos de auto-regulação, certamente muito avançados e inteligentes, que não deveriam deixar, não havendo falta de água, que não ingeríssemos líquidos suficientes. Ou seja, por outras palavras, se efectivamente necessitássemos de estar a beber mais água, seria o nosso próprio organismo a puxar por nós e a intoxicar-nos com os tais 3,7 litros de água diários que estes especialistas recomendam. Estou a ser claro ou nem por isso?

Mas voltando à notícia, quem é que publica estas coisas? Fala-se de um estudo do Instituto Hidratação e Saúde, que por acaso até tem uma página bastante bem apresentada no endereço www.ihs.pt. Explicam eles que "O Instituto de Hidratação e Saúde é uma organização idónea, cientificamente independente, credenciada e legitimada para liderar uma campanha nacional em favor da hidratação". Estive a ver "na diagonal", e curiosamente não consegui encontrar nenhuma informação convincente, sobre ingestão recomendada de água, nas referências bibliográficas, que constam da secção informação técnica. Estive de facto a pesquisar na Pubmed por algumas dessas referências, também folheei um livro de fisiologia que tenho, e nada. Confesso que estaria à espera de citações de artigos de revisão sobre recomendações sobre ingestão de água, para determinados grupos populacionais e conforme graus de sedentarismo/actividade, mas apenas quase só lá estão artigos sobre as desvantagens de se estar desidratado.

Por sua vez, o estudo de que o Público fala intitula-se "Estudo de Caracterização do Perfil de Hidratação dos Portugueses", e que pode ser lido aqui, é um estudo meramente observacional, realizado no Inverno e por isso, nas palavras dos próprios autores, "os valores registados poderão estar subvalorizados". Ou seja, se calhar, no resto do ano, que inclui a época de verão, até bebemos mais água do que o que foi observado. E talvez se possa perguntar para que condições climáticas foram definidos os valores de referência. Não faço ideia. Basicamente, o estudo toma como referência as recomendações do "Dietary Reference Intakes for Water, Potassium, Sodium, Chloride, and Sulfate" (2004), do Institute of Medicine, o qual pode ser folheado on-line aqui. As recomendações deste outro instituto, no que respeita a água, estão resumidas na página 6 deste documento (nota: nesta mesma página há umas burrices sobre colesterol, gorduras saturadas e dietas hipoproteicas, mas vou fingir que nem vi nada).

Mas isto é a recomendação americana. E na Europa, que terá a agência EFSA a dizer? De acordo com os autores do estudo, "as recomendações, ainda em discussão pública, que a Comissão Europeia solicitou ao Panel on Dietetic Products, Nutrition and Allergies do EFSA, sobre os valores de referência para o consumo de água, sugerem valores de referência inferiores aos utilizados na população americana. Isto coloca os resultados encontrados mais próximos dos valores de referência em discussão na Europa. Isto é, apenas os homens com idade superior a 31 anos estarão abaixo do recomendado". Quer dizer, mas então ainda há pouco estávamos quase todos desidratados, e agora já só os homens de idade superior a 31 anos, grupo no qual eu me incluo, é que estão? (Agora até estou a sentir sede!) Este painel da EFSA concluiu, no seu relatório preliminar que pode ser lido aqui, na página 40, que "Adequate total water intakes for females would have to be 2.0 L (P 95 3.1 L) and for males 2.5 L (P95 4.0 L)". Ou seja, em média 2,5 l/dia para homens, com um percentil 95% de 4 litros. É um intervalo bastante alargado, mas é bastante menos que a média dos 3,7 litros dos americanos. Uma pergunta? Se somos europeus, porque razão não adoptar os valores de referência do nosso continente? É porque assim o título nos jornais já não resultava tão espectacular: "Apenas os homens com idade superior a 31 anos não ingere líquidos suficientes"? Eu nunca controlei o que bebo, mas deve andar pelos 1,6 litros da média do meu escalão, no inverno. Só bebo mais nos dias de treino/corrida, posso beber 1 litro a mais. Mas a minha dieta, apesar de ser a antítese da pirâmide alimentar saudável, até deve ter bastante água.

Mais adiante, ainda pelo website do IHS, na pergunta nr. 8 da FAQ, que é "Com que fundos foi este Instituto criado?", ficamos a saber que "O IHS foi desenvolvido com o esforço de várias empresas que se uniram em torno desta importante temática que afecta e diz respeito à população em geral. É um exemplo de cidadania promovido pela indústria que representa o sector das bebidas não alcoólicas." E também que empresas desta indústria assumem funções directivas, em colaboração com o Comité Científico. Portanto, um instituto financiado por empresas de bebidas não-alcóolicas, que fazem questão de promover a ideia de que deveríamos estar a beber muito mais do que o nosso corpo pede diariamente? Poderá haver algum interesse comercial aqui envolvido? Estou só a especular, não faço ideia, nem questiono ninguém. Em Portugal, de acordo com a minha pesquisa, parece que "a indústria de bebidas não alcoólicas é representada pela Assoc. Nacional dos Industriais de Refrigerantes e Sumos de Frutos". Ora, esta associação, a ANIRSF, inclui nos seus associados todo o tipo de empresas: cervejeiras, de refrigerantes, águas, de distribuição, etc. E de facto, no site do IHS, nas fontes de hidratação, no item bebidas com sabor, podemos ler que "existe à disposição no mercado português, uma variedade enorme de bebidas, que incluem nomeadamente bebidas de sumos de frutos, de polme, de extractos vegetais, aromatizadas, sumos 100%, néctares, chás e tisanas, bebidas isotónicas e bebidas lácteas". Agora entendo melhor aqueles comentários/bocas no artigo do Público, referindo a necessidade de começarmos a beber mais cerveja!

Para terminar, uma nota final. Tudo isto faz lembrar aquela recomendação do "beba 8 copos de água por dia", que na prática não é, provavelmente, mais que um mito urbano. A respeito de "hidratação primitiva", vale a pena ler este óptimo artigo de Mark Sisson, intitulado "Drink Less Water?", portanto totalmente contrário ao que os nossos modernos especialistas da hidratação estão a recomendar. Mas se calhar eles até podem estar certos, e nós o povo desinformado, completamente errados, apesar de sermos uma maioria. De igual forma, vale também a pena ler o artigo "Drink At Least 8 Glasses Of Water A Day" — Really?, do Science Daily, que descreve o estudo de Heinz Valtin, autor do artigo "Drink at least eight glasses of water a day." Really? Is there scientific evidence for "8 × 8"? (nota: "8 x 8" = 8 copos de  8 onças = 8 x 0,23 l = 1,84 litros), publicado no American Journal of Physiology em Nov/2002. O vídeo acima neste artigo é também uma referência científicia importante, pois demonstra que se pode beber 1,5 l de água em apenas 4 segundos. Ou seja, nunca pode ser desculpa, mesmo que sejamos pessoas muitíssimo ocupadas, não bebermos, por exemplo, 3 litros de água por dia, porque isso até se consegue fazer em 8 segundos!



Tags: hidratação, instituto hidratação e saúde,

1 comentário a este artigo.

1 | João

28 de Maio, 2009, 20:21

Avatar

Plenamente de acordo com este artigo. É muito raro encontrar alguém - inclusivamente Barry Groves - que não considere uma prática saudável beber regularmente sem ter sede. Não vejo os nossos antepassados, nem os outros animais, a fazerem-no. É realmente um mito urbano recente.

Formulário para comentário

Categorias

Calendário

Maio 2009
S T Q Q S S D
« Abr   Jun »
  1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Sondagem

Loading ... Loading ...

RSS Heart Scan Blog (Dr. William Davis)

  • The case against vitamin D2
  • Honey: More fructose than high-fructose corn syrup
  • Sun, fish, and seaweed
  • Fructose is a coronary risk factor
  • Who lost weight?
  • A niacin primer
  • What would life be like . . . ?
  • Thyroid correction: The woeful prevailing standard
  • Launch of new Track Your Plaque newsletter: Cardiac Confidential
  • Thyroid: Be a perfectionist

Medicina (notícias)

Battling inflammation, disease through food
Dental care on a budget
Braille Displays Get New Life With Artificial Muscles
Scientists Take Early Steps Toward Mapping Epigenetic Variability
Testing for genetic mutations within ethnic groups
The trouble with mammograms
Denise Austin: Q & A with a fitness guru
The ins and outs of affordable dental care
Healthy habits to help prevent Alzheimer's
Small move makes tighter abdominal muscles
Thin, healthy and weary of unfeeling busybodies
Drugs aren't the only treatment for hypertension
Pioneering op
Low Choline Level in Pregnancy ~
Kids of Deployed Soldiers Vulnerab~
It's Time for More Moms to~
FDA Strengthens Warning on Transplant Drug
President Urges Reform at Mont. Town Hall Meeting
FDA Approves Morphine-Naltrexone Combo
Health Tip: Back to School,~
Health Tip: Debunking Diabetes ~
Restrictive Diet for Kids May ~
Device May Offer Alternative to~
Get Smart About Swine Flu for&~
Health Highlights: Aug. 14,~

Nacional (notícias)

NASA não tem dinheiro para voltar à Lua até 2020, nem tecnologia para ir a Marte
Ponto de situação do vírus da gripe A - 14/08/2009 - 19h00
Newsletter do Portal da Saúde - 14 de Agosto 2009
Serviços de Atendimento à Gripe no Algarve
Comunicação do Agir contra a Gripe
Encontro Nacional para os Planos Locais de Acção em Habitação e Saúde
Inglaterra: 299 aves do Museu de História Natural podem ter sido roubadas para isco de pesca
As pessoas normais não têm nada de especial
Mutação de gene pode explicar por que algumas pessoas dormem menos
Aplicações informáticas nos cuidados primários
Temperatura motiva alerta vermelho para Santarém
Nuvens e tempestades em Titã a maior Lua de Saturno
Bombas atómicas com efeitos nocivos prolongados
Algas letais tomam conta de praias
Vírus H1N1 é «notoriamente imprevisível»
Nova lei define quantidade máxima de sal no pão
Ana Mourão galardoada pelo trabalho na iniciativa «100 Horas de Astronomia»
Vítimas de violência doméstica com mais apoio
Primeira rua LED inaugurada em Santa Cruz
Queda de 60 meteoros por hora
Dias de sol a evitar
Novo teste genético para doentes com cancro colo-rectal no IPATIMUP
Complexo Arqueológico de Perdigões vai ser «radiografado»
Chá branco: A fonte da «eterna» juventude
Laboratório de Coimbra inicia funções na LaserLab Europe

Corridas (notícias)

Usain Bolt:«Não sou invencível»
Medalhas de Marion Jones vão ser reatribuídas
A metamorfose
U.S. Distance Women are Mighty
Meet 'Lacey,' Your Virtual Assistant
Usain Bolt, From Rags to Riches
Good News, Bad News on Nutrition
Viseu dá "ouro" a Carlos Lopes
Nelson Évora: «Não tenho receio de ninguém»
Mundiais de corta-mato serão de dois em dois anos
Proibição total de falsas partidas em 2010
Asafa Powell fora dos Mundiais
Fat or Fiction? Why You Should Be Wary Of Your BMI
BMI Calculator
Muito prazer!
Campeonato do Mundo de Triatlo, Etapa de Londres
Mikitenko: No World Champs
Ears Alert Runner to Stimuli
O desafio ao Portuga
Doping control: Interview with Prof Schumacher
Webb Joins Salazar's Group
Caption This Photo! No. 35
Leões homenageiam Carlos Lopes
Não vai dar certo...
The 100 Marathon Club

Biblioteca

Image of Cannibals and Kings: Origins of Cultures


Image of The Great Cholesterol Con


Image of The Primal Blueprint: Reprogram Your Genes for Effortless Weight Loss, Vibrant Health, and Boundless Energy


Image of The Paleo Diet: Lose Weight and Get Healthy by Eating the Food You Were Designed to Eat


Image of Health Secrets of the Stone Age, Second Edition


Image of Nutrition and Physical Degeneration


Image of Fat and Cholesterol are Good for You


Image of Going Against the Grain: How Reducing and Avoiding Grains Can Revitalize Your Health


Image of Dr. Bernstein's Diabetes Solution: The Complete Guide to Achieving Normal Blood Sugars


Image of The Ketogenic Diet: A Complete Guide for the Dieter and Practitioner


Image of The Vitamin D Cure


Image of Track Your Plaque: The Only Heart Disease Prevention Program That Shows How to Use the New Heart Scans to Detect, Track and Control Coronary Plaque

  • José Carlos Jorge: Há uns anos (não muitos) em Fátima havia uma casa de Freiras que criava vacas e vendia manteiga pura. Era branca, deliciosa. Já tinha esquec
  • José Carlos Jorge: O meu comentári anterior foi colocado antes de ver o filme. Agora já o vi, todo seguido até á uma da manhã. O que vale é que hoje estou de f�
  • O Primitivo: Caro José, não sei precisar onde li, penso que num paper, que dietas com mais de 20% da energia, ou mais de 1000 kcal/dia, em frutose fazem aumentar

Álbum fotográfico

paleodieta3_141007paleodieta_101007paleodieta_070508paleodieta1_050708

Canibais e Reis

"As populações da Idade da Pedra tinham vidas mais saudáveis do que a maior parte do povo que surgiu imediatamente depois delas. Quanto a facilidades, como a boa alimentação, os divertimentos e os prazeres estéticos, os primitivos caçadores e recolectores de plantas gozavam de luxos que só os mais ricos dos nossos dias podem gozar" - Marvin Harris (1927-2001).

Dietas primitivas e tradicionais

Civilização

Mitos da nutrição

Lípidos

Perfil lipídico

Vitamina D

Corrida

Podcasts (áudio)