13 de Agosto, 2009
A tradicional e saudável Manteiga é milhões de vezes melhor que a industrializada Margarina, uma “junk food” moderna, altamente processada, potenciadora de cancro e de doença cardiovascular, ainda resta alguma dúvida acerca disto?
Vídeo: Fazendo manteiga.
Num artigo do Comer Bem até aos 100, um blogue com informações interessantes, actualizado regularmente e que gosto de visitar, que perguntava Margarina ou Manteiga? deixei o comentário abaixo (quando uma pessoa se começa a citar a si própria é porque está mesmo com preguiça de escrever algo novo, não é?). Se você é daqueles que só chegou aqui hoje, que acredita piamente naquela banhada que são os anúncios do lóbie margarineiro, e está a pensar que a manteiga tem gorduras letais, que destruirão os seus órgãos após uma ou duas dentadas, então comece por voltar a ligar o cérebro e, depois, já agora, leia estes artigos:
Why butter is better? (Sally Fallon, Mary Enig)
Weston Price Foundation Butter Flyer
8 delicious reasons butter is better (Jen Allbritton)
The 20 Health Benefits of Real Butter (Donna Gates)
Margarine vs Real Butter
Meu comentário:
"Queremos alimentos tradicionais, verdadeiramente saudáveis e com os quais sempre crescemos, como a Manteiga. Manteiga, Manteiga, Manteiga é que é bom e saboroso! Manteiga tem vitamina A e E, é rica em anti-oxidantes, tem lecitina, selénio e também colesterol, outro anti-oxidante essencial à vida. Manteiga reforça o sistema imunitário, é boa fonte de iodo para a tiróide, ajuda à absorção do cálcio, tem gorduras saturadas anti-cancro, etc. E estes anti-oxidantes são muito importantes, principalmente para os que preferem Margarina, uma junk food industrializada moderna, à base de óleos vegetais polinsaturados "saudáveis", apesar de altamente processados a quente e já râncidos ao chegarem à prateleira dos supermercados, ricas em gorduras hidrogenadas/trans, portanto com muitos radicais livres potenciadores das piores doenças. É verdade, pelo menos dizem eles na publicidade, a Margarina até faz baixar o colesterol, a tal substância injustamente demonizada pela moderna medicina e pelos "especialistas", que o querem baixar à força, seja com e$tatina$, margarina ou iogurtes "saudáveis" com muitos esteróis vegetais. Mas quem disse a estes comerciantes de banha da cobra que nós, o povo, queremos ser "saudáveis" através de manipulação lipídica baseada em hipótese não provadas? Eles que nos deixem em paz com a nossa Dieta Mediterrânica tradicional, naturalmente hiperlipídica e cardioprotectora, a comer a nossa Manteiginha e as nossas gorduras animais como sempre fizémos!;)"
Fonte: Margarina ou Manteiga?. Comentário ao artigo.