18 de Julho, 2009
“A desilusão das calorias”, um artigo da revista New Scientist sobre como no cálculo calórico das refeições também se deveria contabilizar a energia gasta na digestão
Este artigo "The Calorie Delusion", da revista da New Scientist, que você pode ler aqui, discute o conceito de Net Metabolizable Energy (NME). Basicamente, explica que a energia que conseguimos extrair dos alimentos não depende só do alimento, mas também da forma como o cozinhamos, da sua textura e, por fim, da energia que gastamos para o digerir. Isto torna qualquer análise, obviamente, muito mais complexa. E até pode sugerir que inúmeros estudos para trás, em especial daqueles que variam macronutrientes em dietas isocalóricas, possam ter produzidos resultados desviados da realidade. Apesar de tudo, a minha intuição diz-me que não, nomeadamente pelo facto de quando comparamos algo, erros sistemáticos, desde que equiparáveis, eles cancelam-se. Mas isto também não invalida que a quantificação do efectivo valor calórico de uma refeição não seja uma tarefa desejável, apesar de dificílima. A este propósito, seguem-se mais abaixo alguns artigos que ilustram bem as enormes incertezas associadas a este tipo de estimativas.
Apenas uma última nota. Um leitor deste blogue aqui sugeriu, através de um comentário, que a vantagem metabólica "existe, é pouco expressiva (umas meras 200 calorias, contrariamente ao que pensava Robert Atkins) e só ocorre numa determinada faixa calórica (não abrangida pelos estudos vigiados, iso e hipocalóricos, citados pelo australiano)". Ora, eu não estou ao corrente de estudos controlados ("metabolic ward") que demonstrem isto, mas dada as incertezas associadas a qualquer estimativa energética, conforme acima referido, torna-se com certeza muito difícil provar a existência de uma vantagem metabólica tão diminuta. Isto porque, neste caso, estamos a tentar quantificar uma diferença tendo por base um método que, porventura, possui um erro da ordem de grandeza dessa mesma diferença. Por outras palavras, não adianta tentar medir milímetros com uma régua graduada em decímetros!
Ligações relacionadas:
Impact of macronutrient definitions and energy factors on energy estimations
Accuracy of the Atwater energy factors
Energy value of food (Mc Cardle)
Energy metabolism (Hill)
Food energy (FAO Nutrition Paper 77)
Human energy requirements (FAO)
Equilíbrio energético, calorimetria animal
Composição e energia dos alimentos
Composition of foods dataset (CoF IDS)
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)