12 de Junho, 2009
‘Papel da Nutrição em Doenças Auto-Imunes’, um artigo de Pedro Bastos
Fonte: "Papel da Nutrição em Doenças Auto-Imunes",
por Pedro Bastos (2009).
Neste mais recente artigo do investigador português Pedro Bastos (*), intitulado "Papel da Nutrição em Doenças Auto-Imunes" e publicado na revista Nutrição, Saúde e Performance, descreve-se o papel da nutrição humana na génese das doenças auto-imunes, as quais ocorrem quando o sistema imunitário perde a capacidade de distinguir as proteínas do indivíduo de proteínas estranhas. Esta perda de tolerância resulta na agressão a tecidos próprios, podendo da mesma originar-se, dependendo dos tecidos afectados, doenças tão variadas como anemias, artrite reumatóide, doença celíaca, doença de Crohn, Diabetes Tipo 1, Esclerose Múltipla, lúpus, psoríase, vitiligo, entre muitas outras. Tanto quanto se sabe, existirão, pelo menos, 80 doenças auto-imunes.
Aparentemente existem factores genéticos subjacentes a estas condições, que fazem com que certos indivíduos apresentem maiores níveis de susceptibilidade, ou predisposição.
Não obstante, para que auto-imunidade ocorra, não basta um indivíduo apresentar susceptibilidade genética, como o demonstra a baixa concordância na incidência de várias doenças auto-imunes entre gémeos monozigóticos. É, assim, necessária a presença de um gatilho iniciador.
De entre os diversos factores ambientais e nutricionais que podem servir de gatilho iniciador para o desenvolvimento de uma doença auto-imune contam-se, no que respeita ao ambiente, o défice de Vitamina D, a exposição a fármacos e químicos, metais pesados, silicone em implantes mamários, tabaco, estrogénios (mulheres têm maior prevalência de doenças auto-imunes), estresse psicológico, microrganismos e vírus. E no que respeita aos factores nutricionais, sobre os quais porventura temos maior capacidade de intervenção, destacam-se os alimentos com glúten (cevada, centeio, aveia, e principalmente o trigo), algumas lectinas presentes nos cereais com glúten (em especial trigo), no milho e nas leguminosas (reduzidas pela cozedura), alguns glicoalcalóides, saponinas nas leguminosas, álcool, etc.
O artigo de Pedro Bastos aborda então, com maior detalhe, o papel da auto-imunidade em algumas doenças modernas, tais como a diabetes tipo 1, a esclerose múltipla e a artrite reumatóide, para concluir que, apesar de múltiplos trabalhos indicarem que a nutrição possui um papel fundamental na etiologia destas doenças, revisões conservadoras apenas mencionam de forma breve, por exemplo, o papel do glúten na doença celíaca e dermatite herpetiforme, e o papel dos antioxidantes e dos ácidos gordos ómega-3 em algumas doenças auto-imunes. Torna-se por isso urgente, segundo o autor, que se realizem mais trabalhos com modelos animais e, em especial, estudos dietéticos de intervenção em humanos, para aprofundar esta área de conhecimento, com vista a obter resultados mais conclusivos, com aplicação nos casos clínicos práticos.
Pode fazer o download deste artigo aqui: nutricao-doencas-autoimunes-pbastos.pdf (534 kb).
(*) - Pedro Bastos é membro da New York Academy of Sciences, da International Society for the Study of Fatty Acids and Lipids e da International Society of Sports Nutrition, e está actualmente a terminar o seu mestrado em Nutrição e Dietética através da Fundación Universitaria Iberoamericana (Espanha), com uma tese intitulada "O papel do Leite e seus Derivados na Saúde Humana".
Possui pós-graduação em Exercício e Saúde pela ESDRM (Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Portugal), onde estudou o papel do exercício em pacientes transplantados e também obteve especialização em Treino Personalizado. Está igualmente certificado como Instrutor de Musculação e Cardiofitness pelo CEF (Centro de Estudos Fitness) e pelo CEFAD (Centro de Estudos e Formação de Actividades Desportivas), duas escolas portuguesas de fitness.
Entre 2001 e 2004 trabalhou como Instrutor de Musculação e Cardiofitness, bem como Treinador Pessoal, no Health Clube Squash Soleil, em Lisboa.
Desde 2005 contribui regularmente com diversas publicações de saúde e fitness portuguesas, e dá palestras em convenções nacionais e internacionais, simpósios e conferências, acerca de tópicos relacionados a nutrição, saúde e performance. A sua linha de investigação mais recente centra-se no leite e seus derivados, tendo realizado apresentações neste tópico em várias cidades brasileiras, em Setembro de 2008, no 1º Congresso Ibérico Anual sobre Medicina Anti-Envelhecimento e Tecnologias Biomédicas, que decorreu no Estoril, Portugal, em Maio de 2008, e no Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional, em São Paulo, no Brasil, em Julho de 2007.
Actualmente é consultor em ciências da nutrição, para algumas empresas e clínicas médicas em Portugal e no Brasil, sendo ainda membro do conselho editorial do jornal de nutrição técnico brasileiro Nutrição, Saúde e Performance, editado pela VP Consultoria Nutricional.
Ligações relacionadas:
Saúde, condição física, nutrição e exercício em sociedades primitivas (Pedro Bastos)
Carga ácida da dieta e implicações na osteoporose e sarcopenia (Pedro Bastos)
A importância dos ácidos gordos ómega-3 no desporto (Pedro Bastos)
The Paleo Diet - Optimize Your Health, Lose Weight, and Reduce Disease