19 de Abril, 2009
Consumo de leite não-materno será mesmo desejável para uma boa saúde dos seres humanos?
Autor: O Primitivo. Categoria: Saúde
Vídeo: Milk The Deadly Poison WATCH THIS!!!
Esta questão do consumo de leite não-materno, um alimento supostamente pouco saudável, para mim, é algo que me transcende. É muito complexa, tem a haver com hormonas, etc. Também não é uma área à qual eu, alguma vez, tenha dado alguma atenção. Nos dias que correm, praticamente não consumo leite de qualquer tipo. Para começar a entender um pouco sobre este tema, existe um website bastante interessante, o NOT MILK, com vários artigos de Robert Cohen. Como introdução à questão num contexto evolucionário, em língua portuguesa, recomendo esta excelente entrevista de Pedro Bastos ao portal nutricional NutriGlobal:
"Orientar ou não o consumo de leite? - e a polêmica continua"
(NutriGlobal, entrevista com Pedro Bastos)
Como você poderá constatar, não se trata de uma simples entrevista sobre leite, mas de um autêntico "tratado" sobre saúde e nutrição humanas, com inúmeras pistas sobre a alimentação de povos primitivos e de como o seu/nosso genoma terá sido nela moldado ao longo de milhões de anos. Uma entrevista por isso altamente recomendada, para imprimir e distribuir cópias pelos amigos e familiares.
"O género Homo viveu durante 2,5 milhões de anos sem ingerir leite de outras espécies e através da análise anatómica, biomecânica e isotópica dos esqueletos de vários hominídeos e recorrendo a estudos etnográficos, que analisaram as 229 sociedades de caçadores recolectores que ainda persistiam no século XX, a conclusão é que estes indivíduos eram substancialmente mais saudáveis que o Homo Sapiens da sociedade moderna. Se combinarmos estes factos com os efeitos adversos derivados do consumo de lacticínios que diversos trabalhos em várias áreas mostraram, é, para mim, difícil considerar o leite de outra espécie um alimento adequado ao ser humano"
Fonte: NutriGlobal, Pedro Bastos.