Canibais e Reis

  • artigos (rss) comentários (rss)

18 de Abril, 2009

Estudo PORMETS estima prevalência de síndroma metabólico da ordem dos 30% na população adulta portuguesa

Autor: O Primitivo. Categoria: Civilização| Saúde

Vídeo: "Síndrome Metabólico",
Tiempo de Salud (25/06/08).

 

O estudo PORMETS, de prevalência da síndroma metabólica em Portugal, actualmente em curso e a ser conduzido pelo Grupo de Estudo da Insulino-Resistência da SPEDM, nasceu em Outubro de 2006 e resulta da parceria entre o GEIR e a equipa chefiada pelo Prof. Dr. Henrique Barros, do Serviço de Higiene e Epidemiologia da Faculdade de Medicina, com o patrocínio da empresa Bayer Healthcare. Este estudo foi para o terreno em Fevereiro de 2007 e já conta com a participação de cerca de 3000 pessoas, o que corresponde a aproximadamente 3/4 da amostra pretendida, que deverá totalizar 4320 participantes. Pretende-se finalizar o estudo durante o primeiro semestre de 2009, mas já estão disponíveis alguns resultados preliminares, por sinal nada animadores no que respeita à (falta de) saúde geral dos portugueses. Pode fazer o download dos resultados preliminares deste estudo, em formato pdf, clicando aqui (11.4 Mb).

Conclusões principais do PORMETS - nota: preliminares

 

Valores tensionais elevados (TA > 130/85) na população portuguesa (52.8%);

Hipertrigliceridemia muito prevalente no sexo masculino (cerca de 30%);

HDL baixo de acordo com 3 definições muito prevalente nesta amostra (cerca de 50%);

Hiperglicemia em jejum (>100 mg/dl) com prevalência elevada, em particular no sexo masculino;

Medidas práticas de insulino-resistência: insulinemia (P5 - 2.4 microUI/ml e P95 20.8 microUI/ml) e HOMA (P5 0.44 e P95 6.55).

Fonte: Manual de Insulino-Resistência (GEIR/SPEDM).

  

Fonte: Manual de Insulino-Resistência (GEIR/SPEDM).

 

Os resultados preliminares agora obtidos, não sendo uma grande surpresa, são mais que motivo para declarar 30% da população portuguesa, com mais de 18 anos, em elevado risco de desenvolver todas as doenças crónicas (e mortais) da civilização, como diabetes, cancro/câncer, doenças cardiovasculares, doenças auto-imunes, etc. Convém notar que esta população de risco traduz-se, na prática, de acordo com as estatísticas de 2005, em cerca de 2,8 milhões de pessoas. No caso português, estas doenças da civilização até se descrevem melhor como doenças da afluência, ou dos excessos, tal é o regime hipercalórico em que vivemos. Em 2003, de acordo com dados da FAO, éramos "apenas" o 2º país do mundo com a mais alta ingestão calórica, de 3750 kcal/dia, apenas sendo superados pelos EUA. Por outras palavras, estamos a comer não só mal, mas também alarvemente!

Não admira portanto que agora estejamos com 30% da população adulta com síndroma metabólica (2.800.000 pessoas), muitos dos quais, se ainda não são diabéticos, muito em breve se começarão a juntar aos 12% de diabéticos existentes em Portugal (900.000 pessoas, das quais 400.000 nem sabe que possui este distúrbio metabólico). Dos valores preliminares apresentados pelo PORMETS, saltam naturalmente à vista os valores altos de insulina em jejum (médias de 7.65 microUI/ml nos homens e 8.00 nas mulheres), muitíssimo mais elevados que a de povos primitivos como por exemplo os Kitava, cuja insulina rondará 3.4 a 3.9 microUI/ml, independentemente da idade. Por regra, uma insulina em jejum acima de 10.0, por si só, já é um critério-diagnóstico suficiente de síndroma metabólico. Cerca de 25% dos portugueses terão insulina acima de 11.5 microUI/ml, e uma minoria, da ordem de 5%, acima de 20.8 em jejum. Para você perceber melhor o que é isto da insulina e dos danos associados a valores crónicos elevados, sugiro que leia e oiça o Dr. Ron Rosedale falando sobre insulina.

 

Vídeo: Moderate exercise can cut rate of metabolic syndrome.

 

Uma pergunta que se poderá colocar, agora, é como conseguir valores altos de insulina, através do estilo de vida e da dieta, ao ponto de começar a ser assolado pela constelação de sintomas da Síndroma Metabólica? Algumas ideias simples: passe dias e noites bem sedentários, sentado no sofá, vendo televisão, acreditando em toda aquela publicidade. Evite andar a pé a todo o custo, use ao máximo o seu automóvel. Estacione em cima dos passeios, sempre que possível, para minimização de percursos. Evite a exposição solar a todo o custo, só causa cancro. No que respeita à nutrição, "adopte uma alimentação saudável, variada e equilibrada", de preferência baseada na pirâmide alimentar oficial, consumindo muitos hidratos de carbono integrais "saudáveis", como o trigo e demais amidos/farinhas. Minimize a ingestão de gorduras de qualquer tipo, principalmente as saturadas, porque são gorduras animais, coma muita margarina, porque é feita de óleos vegetais, acredite em tudo o que as autoridades de saúde e blogues como este lhe transmitem, etc.

 

Vídeo: Healthbeat - Metabolic Syndrome.

 

O Estudo PORMETS

"O PORMETS é um estudo transversal que pretende avaliar a prevalência da síndrome metabólica em Portugal continental e por distritos, é da responsabilidade científica do Grupo de Estudos da Insulino-Resistência (GEIR) da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), sob a coordenação do Dr. Luis Raposo, e conta com a parceria do Serviço de Higiene e Epidemiologia da Faculdade da Medicina do Porto, dirigido pelo Prof. Dr. Henrique Barros, que dá o apoio epidemiológico sob a coordenação da Prof. Dra. Ana Cristina Santos. Este estudo tem o apoio financeiro exclusivo do laboratório farmacêutico Bayer Health Care.

O estudo teve início formal em Outubro de 2006, com o seu desenho e planeamento. A autorização da Comissão de Ética para a Saúde do Hospital S. João foi dada em 12 de Fevereiro de 2007. A autorização da Comissão Nacional de Protecção de Dados foi obtida em 19 de Junho de 2007. A síndrome metabólica é definida utilizando os critérios ATP III, AHA/NHLBI e IDF. Todos os participantes no estudo têm idade igual ou superior a 18 anos e assinam a declaração de consentimento. Os participantes são seleccionados aleatoriamente por listas gerais dos médicos dos centros de saúde, sendo incluídos 2 centros de saúde por distrito, o que perfaz um total de 36 centros do território nacional continental. Em cada centro são avaliados 120 indivíduos, obtendo-se uma amostra total de 4320 participantes.

São recolhidos dados sobre a caracterização sócio-demográfica, antecedentes pessoais e características comportamentais. Avaliam-se dados antropométricos, nomeadamente peso, estatura e perímetros (braço, cintura e anca) e pressão arterial. Efectua-se ainda uma recolha de sangue em jejum para doseamentos sanguíneos (glicose, insulina, coles-terol total, LDL, HDL, triglicerídeos e PCR de alta sensibilidade). Encontram-se disponíveis os resultados preliminares do estudo PORMETS, referentes a uma amostra de 2694 participantes, pertencentes a 24 centros de saúde de todo o país.

A prevalência da síndrome metabólica na amostra estudada foi estimada em 27,5%, 33,1% e 38,8% de acordo com os critérios ATP III, AHA/NHLBI e IDF respectivamente. A prevalência de obesidade central estimada de acordo com os critérios ATP III, AHA/NHLBI e IDF é maior no sexo feminino. Destaca-se a elevada prevalência de obesidade central na mulher portuguesa (superior a 50% qualquer que seja a classificação utilizada), sugerindo que os critérios utilizados para a classificação de obesidade central, nomeadamente os critérios IDF, podem não ser adequados à população portuguesa. A avaliação do perfil lipídico de acordo com os critérios AHA/NHLBI e IDF mostrou uma prevalência estimada de hipertrigliceridemia de 23,7% e de HDL baixo de 53,3%. A glicemia elevada em jejum, de acordo com os critérios AHA/NHLBI e IDF, teve uma prevalência estimada respectivamente de 17,9% e 21,4%. Foram encontrados valores tensionais elevados, de acordo com as três classificações consideradas, em 52,8% dos participantes no estudo. Foi ainda avaliada a distribuição dos valores da insulinemia por quartis. O estudo PORMETS encontra-se em fase avançada de concretização, aguardando-se a sua conclusão durante o primeiro semestre de 2009."

Fonte: Manual de Insulino-Resistência (GEIR/SPEDM).

 

Ligações relacionadas:

Grupo de Estudo da Insulino-Resistência (GEIR)
Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM)
Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD)
Resistência à insulina (Wikipedia)



sem comentários a este artigo.

Formulário para comentário

Categorias

Calendário

Abril 2009
S T Q Q S S D
« Mar   Mai »
  1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30  

Sondagem

Loading ... Loading ...

RSS Primal Wisdom (Don Matez)

  • Loren Cordain Responds To Mercader Paper on Grains in Stone Age Diets
  • How insulin controls aging
  • High dietary animal protein links to lower population growth and greater longevity
  • Did Stone Age People Eat Grains (Much)?
  • Glucose restriction extends lifespan of human cells, kills human cancer cells
  • Fructose makes bellies fat
  • DeVany and Bass Comparison
  • My Paleo Cat
  • How to Gain Weight With Paleo Diet
  • McDougall on Mammography

RSS Heart Scan Blog (Dr. William Davis)

  • To track small LDL, track blood sugar
  • Watch your fish oil labels
  • Overweight, hungry, diabetic, and fat-free
  • This is your brain on wheat
  • Small LDL: Perfect index of carbohydrate intake
  • Video Teleconference with Dr. William Davis
  • Track Your Plaque challenges
  • I'll supply the tar if you supply the feathers
  • What goes up can't come down
  • Gretchen's postprandial diet experiment

RSS Health-and-Age News

  • Cardiac Rehab is Very Important – Don’t Be a Drop-Out!
  • Depression Can Be as Deadly as Smoking . . .
  • You’ve Heard All This Before – But It’s the Key to Longer Life
  • A Merry Christmas to Everybody!
  • How You’ll Feel ‘The Morning After’
  • Still Overweight? Switch Off the TV
  • Leptin Has a Possible Role in Alzheimer’s
  • Omega-3 Fatty Acids Are Concentrated in Fish Roe
  • Update on Medical Treatment for Carotid Stenosis
  • Saturday Quack – Those Heat-Producing Creams and Gels Don’t Relieve Pain

Medicina (notícias)

Biotherapeutics Distributor BDI Pharma, Inc. Launches Online Ordering Site For Vaccines
Earliest Evidence Of Modern Humans Using Wild Grains And Tubers For Food
Tufts Study Finds White Characters On Popular Shows Elicit More Positive Responses
Gender Divide In Children's Use Of Cell Phone Features Discovered By New UAB Study
Three UAB Researchers Elected AAAS Fellows
After 9/11 About 25 Percent Of Arab Adults In Detroit Reported Abuse
Is The Future Of Genomic Sciences Large-Scale Sequencing?
Urinary Tract Cancer Associated With Chinese Herbal Products Containing Aristolochic Acid
Genetic Study Reveals The Origins Of Cavity-causing Bacteria
Channel Isolated That Shuttles The Vital But Vulnerable Heme Molecule Across Biological Membranes
Genomes Of Identical Twins Reveal Epigenetic Changes That May Play Role In Lupus
Top ED Doctor Warns 'Don't Carve Drunk' This Christmas
Pot And Pop: New Research Finds Stronger Link Between Music And Marijuana Use Among Teens
SNM Calls Congress' Passage Of Fix For Sustainable Growth Rate A Short-Term Solution
Modernizing The Treatment Of Sexual Dysfunction In Men
Encyclopedia Of Microbe Genomes: Chapter 1
Knockdown Of E2F1 Reduces Invasive Potential Of Melanoma Cells
Small Changes in Protein Chemistry Play Large Role in Huntington's Disease
Teenage cancer unit: 'like home, but fun'
The true spirit of Christmas belongs in the dementia unit
Dr James le Fanu: swine flu
For the record
Smoking linked to cluster headaches
Poverty shortens healthy years
Protein that keeps stem cells poised for action identified

Nacional (notícias)

Programa de Acção Comunitária
Lançamento da nova campanha «Dói, dói? Trim, trim!»
Chimpanzés também usam cutelos para cortar comida
X Jornadas de Abordagem Centrada na Pessoa
Reunião «Fígado e Exclusão Social»
Newsletter do Portal da Saúde - 23 de Dezembro 2009
1º Curso A.P.F.H. “Actualizações em Neurologia”
Estudos
Ponto de situação do vírus da gripe A - 23/12/2009 - 18h00
Unidade de Cuidados na Comunidade Abraçar Queluz
Circular Informativa nº 50/DQS de 23/12/2009
Aquisição de medicamentos- utentes do regime especial
Circular Normativa nº 22/DQS de 23/12/2009
Bom Natal e um 2010 em cheio!
25.º aniversário da Revista Saúde Pública
Nova tecnologia permite falar sem ter de mexer a boca
Compreender o todo através das suas nano-partes
«O papel das fundações no financiamento da investigação científica»
2009 foi ano de ouro para o desenvolvimento nanotecnológico em Portugal
Carlos Reis dirige Associação Europeia de Universidades de Ensino à Distância
I Encontro de Trabalho entre CNPCJR e IDT
I Encontro de Trabalho entre CNPCJR e IDT
Prémios para o melhor da fotografia científica espanhola
Desflorestação da Amazónia em Novembro afectou uma área de 75 quilómetros quadrados
Braga está a transformar-se no centro ibérico das nanotecnologias

Corridas (notícias)

Dulce e Ramos vencem em Lisboa
Sara e Rui Pedro triunfam no Porto
Blanka Vlasic é a Atleta do Ano na Croácia
Jessica com gripe falha S. Silvestres
Top 9 of 2009: Number 3 - the marathon
Semenya to sue for $120 million
S. Silvestre de vários gostos
Top 9 of 2009: 4 to 6
Resultados Controlo Nacional do Treino/Detecção Talentos
Balanço Nacional 2009 – Campeonato Nacional por Grupos de Idade
Balanço Nacional 2009 – Campeonato Nacional Clubes
Balanço Nacional 2009 – Triatlo Longo
Balanço Nacional 2009 – Taça de Portugal
'I Thought This Backpack Felt Heavy...'
Top 9 of 2009: 7 to 9
Cielo foi pro céu
Corpore de Natal
São Silvestre do B
Diabetic Shoes? Yes, Please
Naide Gomes: «Não descartamos Mundial coberto»
Guerra dos sexos
New Year's Eve Run in NYC
Meb K and Ryan Hall in Boston
Runner's Digest: 12.18.2009
Pedalar e correr...

  • “Sindrome de Asperger e Autismo”, um guia para os pais, uma forma de conectar pessoas e comunidades relacionadas
  • Percepção popular de risco cardiovascular: colesteróis maus e bonzinhos, ovos que afinal não matam, artérias entupidas, estresse crónico e globalização, e outras estórias da modernidade
  • Paleodieta, dieta do paleolítico, dieta do homem das cavernas, dieta da idade da pedra, alguns vídeos explicando em que consiste este conceito (r)evolucionário
  • Entrevista sobre a cada vez mais famosa Dieta do Paleolítico, com o Dr. Loren Cordain, conduzida por Lilou Mace do Lanutrition.fr
  • “The Paleolithic Solution”, um podcast de inspiração PALEO trazido pelo treinador Robb Wolf (recomendado)
  • “Vitamina D e colesterol: a importância do sol”, pelo Dr. David Grimes
  • Elevada carga glicémica das batatas é promotora de insulino-resistência, explica o Dr. Loren Cordain nesta Paleo Diet Newsletter de Dezembro de 2009
  • Dr. Sérgio Puppin, um cardiologista do Rio de Janeiro, recomenda óleo de coco e mais gorduras saudáveis, principalmente das mono e das saturadas, para combater a obesidade, porque “consumimos muito menos gorduras do que nossos avós”
  • Revisão sistemática da evidência causal entre doença cardiovascular e uma série de factores nutricionais, mais um estudo onde o consumo de carne, ovos, leite e gorduras de qualquer tipo, incluindo as saturadas, sai ilibado
  • “Benefícios” das estatinas em prevenção primária, uma análise crítica de uma meta-análise do lóbie estatineiro com base no número necessário tratar (nnt)
  • angela: This guy's got a point! Interessante é que o que eu sempre li a respeito disso dizia exatamente o contrário do que ele afirma! Não vou me lembrar
  • angela: Não sei quais são as recomendações aí em Portugal, mas por aqui, no Brasil, os pacientes em tratamento para o câncer são estimulados a beber di
  • José Carlos Jorge: Já que o meu amigo é lisboeta, permita-me interessá-lo nesta prova: III Corrida de S. Domingos de Benfica, a 3 de Janeiro, ás 10H00, partida d

Álbum fotográfico

paleodieta3_141007paleodieta_101007paleodieta_070508paleodieta1_050708

Canibais e Reis

"As populações da Idade da Pedra tinham vidas mais saudáveis do que a maior parte do povo que surgiu imediatamente depois delas. Quanto a facilidades, como a boa alimentação, os divertimentos e os prazeres estéticos, os primitivos caçadores e recolectores de plantas gozavam de luxos que só os mais ricos dos nossos dias podem gozar" - Marvin Harris (1927-2001).

Dietas primitivas e tradicionais

Civilização

Hipótese Lipídica

Lípidos

Perfil lipídico

Vitamina D

Corrida

Podcasts (áudio)