25 de Junho, 2009
Conferência com Dr. Loren Cordain em Portugal, sobre doenças da civilização e auto-imunidade, realizada no passado mês de Maio/2009, provavelmente um dos momentos mais altos da ciência da nutrição em Portugal
Autor: O Primitivo. Categoria: Dieta| Primitivos| Saúde
Vídeo: Dr. Loren Cordain em Lisboa, Portugal.
Vida moderna, doenças modernas
Conforme anunciado neste blogue, o Dr. Loren Cordain esteve em Portugal no passado 18/Maio, 2009, para uma conferência sobre "Nutrição e Doenças da Civilização". O público presente, que accorreu ao auditório da Faculdade de Farmácia em número muito razoável, certamente não deu o seu tempo por mal entregue, não tivesse o palestrante, o Dr. Loren Cordain, abordado, num espaço de cerca de 2 horas, uma infinitude de temas, de elevadíssimo interesse científico e que, se tidos em maior conta pela nossa actual sociedade, certamente constituiriam a chave para a resolução de muitos dos problemas de saúde que afectam as sociedades pós-agrícolas sedentarizadas, ou seja, a nossa actual civilização.
A primeira parte da palestra, com duração de 50 min, centrou-se numa breve introdução à teoria evolucionista, baseada no artigo "Origins and evolution of the western diet: Health implications for the 21st century", o mais citado de toda a vasta obra publicada pelo Dr. Cordain, o maior especialista internacional em nutrição de povos primitivos pré-agricultura. Neste contexto, esta parte inicial da palestra incidiu sobre as características nutricionais de dietas pré-agrícolas, a introdução de novos alimentos ao longo da história humana, as grandes alterações nutricionais e as respectivas repercussões na saúde humana, que se traduzem em maior prevalência de doenças degenerativas crónicas. Para quem já tinha lido o livro da Paleodieta e/ou o da Paleodieta para Atletas, e também alguns artigos on-line do Dr. Cordain, esta primeira parte constituiu uma aula perfeita para consolidar conceitos e, eventualmente, adquirir novos conhecimentos.
Auto-imunidade e doenças da civilização
Mas porventura, a melhor parte da palestra ainda estava para vir. Com efeito, a segunda parte, com duração de 70 min, consistiu numa extraordinária aula sobre auto-imunidade, uma das linhas de investigação nas quais, me parece, o grupo da paleodieta está actualmente a apostar seriamente. E com imensa razão, porque a nutrição está na origem de inúmeras doenças auto-imunes, das quais se conhecem actualmente pelo menos oitenta, entre as quais anemias, artrite reumatóide, doença celíaca, doença de Crohn, diabetes tipo 1, esclerose múltipla, lúpus, psoríase, vitiligo, entre muitas outras.
Esta última parte da conferência, que abordou temas tão diversos como factores ambientais suspeitos, o papel do intestino na auto-imunidade, mimetismo molecular e hiperpermeabilidade, factores nutricionais, etc., assumiu um nível científico muito elevado, para leigos como eu, mas mesmo no meu caso foi extramamente útil por forneceu pistas importantíssimas para futuro estudo, e acima de tudo para entendermos claramente a razão do estilo de vida moderno, energeticamente baseado em mais de 70% de nutrientes inexistentes no período pré-agricultura, bem como altamente baseado num padrão sedentarizado, facilmente conduzir ao aparecimento das designadas doenças da civilização, ou dos estilos de vida.
O paradigma evolucionário
A meu ver, a adopção deste paradigma evolucionário, o único que faz verdadeiro sentido pois foi nele que a nossa evolução se deu, ao longo dos últimos 2,4 milhões de anos, constitui a chave para uma vida mais longa e saudável, porque está em perfeita consonância com o nosso genoma e com a nossa biologia. De forma inversa, quanto mais distanciados nos encontrarmos dos estilos de vida primitivos, do período pré-agricultura e do nomadismo feral que nos é natural, mais provavelmente se expressarão as susceptibilidades genéticas que conduzem a todos os problemas de saúde da civilização. E a chave para entender toda esta ligação entre nutrição, saúde e estilo de vida, reside no aprofundar do entendimento destas áreas científicas emergentes, que são a auto-imunidade, a nutrigenómica, a nutrição funcional, etc. É pela importância que assume a divulgação deste paradigma, cientificamente fundamentado evolucionariamente, que sou da opinião que esta conferência com Dr. Loren Cordain, e penso não estar a dizer nenhum exagero, terá sido provavelmente um dos momentos mais altos da ciência da nutrição em Portugal.
Nota final
Para terminar, aproveito aqui para deixar um agradecimento público à empresa Nutriscience, e aos jovens investigadores que a impulsionam, entre os quais se inclui o Dr. Pedro Bastos, um português que integra o grupo da paleodieta, apostados em trazer o paradigma evolucionário e toda a ciência a ele associado para a Nutrição, e que urgentíssimo isto é, por nos proporcionarem este evento tão interessante e enriquecedor. Uma nota também de especial agradecimento ao Dr. Cordain, que respondeu com imenso detalhe e paciência às dezenas de perguntas que lhe foram colocadas, e por quem possuo grande admiração pessoal, não só pelo valioso conhecimento que nos transmitiu e transmite, mas também pela sua enorme simpatia e boa disposição.
PS: E já agora, parece que esta conferência foi apenas a primeira da Nutriscience, no capítulo evolucionário, de várias que poderão estar em agenda. A próxima contará com o Dr. Staffan Lindeberg, que nos visitará provavelmente no início de Novembro desde ano. Aqui no Canibais e Reis estaremos atentos a este evento, e oportunamente daremos conta do respectivo programa.
Sítio oficial / livros:
The Paleo Diet: Optimize Your Health, Lose Weight, and Reduce Disease (página oficial)
The Paleo Diet: Frequently Asked Questions
The Paleo Diet: Lose Weight and Get Healthy by Eating the Food You Were Designed to Eat (livro)
The Paleo Diet for Athletes: A Nutritional Formula for Peak Athletic Performance (livro)
Artigos relacionados:
The Paleo Diet: published research (artigos obrigatórios)
Estudos de intervenção envolvendo dietas de tipo paleolítico, ou como não deveríamos ter deixado de comer como os nossos antecessores caçadores-recolectores da idade da pedra (Canibais e Reis)
Conferência ‘Nutrição e Doenças da Civilização’, com o Prof. Loren Cordain, em Lisboa, dia 18 de Maio
Alguns artigos científicos importantes, que ajudam a enquadrar o que vamos ouvir na conferência com o Dr. Loren Cordain neste próximo dia 18 de Maio
Saúde, condição física, nutrição e exercício em sociedades primitivas, por Pedro Bastos
Papel da Nutrição em Doenças Auto-Imunes’, um artigo de Pedro Bastos
Entrevistas:
Entrevista com o Dr. Loren Cordain, autor de ‘The Paleo Diet: Lose Weight and Get Healthy by Eating the Food You Were Designed to Eat’, no The Livin Low Carb Show
Entrevista do Dr. Loren Cordain na Super Human Radio e outras entrevistas on-line