20 de Junho, 2009
Já está na hora de voltarmos a emular os tempos ancestrais e de esquecer estas recomendações modernas. Dietas primitivas, andar a pé, paleodieta, povos primitivos, isto diz-lhe alguma coisa?
Autor: O Primitivo. Categoria: Primitivos
Vídeo: O Mundo do Neandertal - Cromagnom [ Parte 1 / 10 ]
Veja toda a série aqui.
Consumíamos proteínas animais e as suas gorduras, juntamente com plantas selvagens, algumas nozes/bagas, frutos silvestres e outros alimentos ocasionais. Éramos os caçadores primitivos da época pré-agricultura, perseguíamos manadas de animais, vencendo as presas após várias horas de corrida, pelo cansaço. Aquilo que hoje se designa por longa distância ou maratona. Não consta que começássemos o dia tomando “saudáveis” cereais de pequeno-almoço, nem bebendo leite pasteurizado, nem evitando gorduras saturadas. Éramos essencialmente carnívoros, nenhum de nós era estritamente vegetariano. Não praticávamos a agricultura, não andávamos motorizados nem éramos sedentários. Éramos na maioria nómadas. Não consumíamos margarinas, muito menos óleos vegetais “saudáveis”. Não precisávamos de ginásios, a nossa actividade diária conferia-nos substancial massa muscular. Não sofrríamos das chamadas “doenças do sofá”: obesidade, doenças cardíacas e diabetes. Não ficávamos sistematicamente doentes no inverno, éramos robustos e sobrevivemos a épocas glaciares. Não havia doenças da civilização. Não havia civilização!
Não é tão evidente que, com todos estes factos, já está na hora de voltarmos a emular esses tempos ancestrais e de esquecer estas recomendações modernas? Dietas primitivas, andar a pé, paleodieta, povos primitivos, estilos de vida ancestrais, isto diz-lhe alguma coisa?