18 de Janeiro, 2009
XX Grande Prémio Fim da Europa, da vila de Sintra ao Cabo da Roca
Autor: O Primitivo. Categoria: Corrida
Próximo Domingo (25/Jan), pelas 10h, realiza-se o XX Grande Prémio Fim da Europa, de Sintra ao Cabo da Roca, numa distância de 17 km pelas serranias sintrenses. Do grupo de paleoatletas de Oeiras já somos 3, a contar comigo. Abaixo segue um extracto do regulamento e informações sobre o percurso.
No website oficial há um gráfico da altimetria mas sem escala altimétrica para não assustar os participantes. De qualquer forma, estamos avisados que, para aquecer mais depressa, começamos logo pela rampa da Pena. O percurso pode ser consultado no Gmaps, onde se verifica que, de facto, na subida para a Pena, a caminho do palácio, temos um ganho de cota da ordem dos 250m em 3000m, equivalendo a uma inclinação de 8.33%. No gráfico abaixo temos a altimetria dos primeiros 7 km, os mais difíceis:
Minhas perspectivas para esta prova? Não são propriamente as melhores. Na minha última prova, a 1/2 Maratona de Lisboa 2008, fiz 02h10m nos 21km, o que ficou bastante aquém do meu objectivo mais imediato, que é baixar as 2 horas nas 1/2as. E não se pode dizer que, naquela manhã de chuva fria e ventosa, tenha acabado com grande frescura, muito pelo contrário.
Para esta prova de Sintra, um pouco mais curta mas com a subida da Pena, não espero igualmente mais facilidades. A organização este ano fez referência a uma frase do fórum O Mundo da Corrida que é a seguinte: "Dificilmente haverá prova mais bonita". E eu, aproveito para citar outra frase do mesmo fórum, acerca da dificuldade do percurso: "Quando chegares ao cabo da Roca vais ver os quadríceps a deitar fumo". Mas vamos ver, o importante é não ficar em casa no sofá!
Vídeo: Corrida Fim da Europa, Sintra ao Cabo da Roca.
Há por aqui mais algum paleoatleta que alinhe em se juntar ao nosso grupo? Atletas de Córdova, Espanha, que é feito? Quando é que aparecem por Lisboa para umas provazinhas destas? Ou estão a treinar para depois virem só à Corrida do Tejo em Outubro? Pelo meio ainda há muitas provas e muitos quilómetros a percorrer em Portugal. Para mais informações, podem consultar o nosso calendário nacional de provas de atletismo populares aqui.
XX Grande Prémio Fim da Europa
Percurso
16.945 metros: A concentração dos participantes será feita junto ao portão do Parque da Liberdade, na Volta do Duche, junto ao Centro Histórico. Pelas 10h00 será dada a partida, junto à Fonte Mourisca, sem que seja feita a clássica chamada. O percurso seguirá pela Rampa da Pena, Zona Florestal da Peninha, Azóia, com a meta instalada no Cabo da Roca. A extensão total do percurso á de 16.945 metros (veja o percurso no Google Maps).
Regulamento
Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Sintra conjuntamente com a Junta de Freguesia de Colares, realizam no próximo dia 25 de Janeiro de 2009, pelas 10.00 horas, o 20º GRANDE PRÉMIO “FIM DA EUROPA”.
Este Grande Prémio, integrado no calendário de provas do Troféu “Sintra a Correr 2008-2009”, contempla duas provas; uma prova principal de 16.945 metros com carácter competitivo e uma outra com cerca de 5.000 metros, designada de Mini “Fim da Europa” com carácter participativo.
Âmbito
Prova principal – 16.945 metros: Prova aberta a todos os interessados, de ambos os sexos e de acordo com os escalões etários definidos neste regulamento.
Mini “Fim da Europa” – 5.000 metros: Prova sem carácter competitivo aberta a todos os interessados, sem distinção de idade ou sexo.
Partidas
Prova principal – 16.945 metros: A partida é dada junto à Fonte Mourisca na Volta do Duche, pelas 10.00 horas, sem que seja feita a clássica chamada.
Mini “Cabo da Roca” – 5.000 metros: A partida é dada junto à Igreja da Ulgueira, pelas 10.00 horas.
Abastecimento
Há abastecimento aos 4 Km e aos 11 Km e distribuição de reforço alimentar à chegada. É proibido todo e qualquer abastecimento a atletas fora das zonas estabelecidas para o efeito.
Transportes
A organização assegura o transporte de regresso a Sintra a todos os participantes (nota: E não apenas aos que o solicitaram no acto da inscrição).
Haverá uma viatura que transportará os sacos dos atletas da partida para chegada, não sendo responsabilidade da organização a perda de objectos e/ou valores.
Fonte: Fim da Europa (2008).