15 de Novembro, 2009
Diabetes em Portugal com prevalência já superior a um milhão de adultos, isto se também se contabilizar o grupo etário com 80 ou mais anos, que não está incluído nos números oficiais (porquê?)
Autor: O Primitivo. Categoria: Saúde
Vídeo: Especialistas dão conselhos para combater a diabetes
Bom, esta reportagem mostra que, em Portugal, ainda há médicos que não sabem identificar os sintomas de diabetes. Talvez daí o anúncio oficial recente de que os centros de saúde do país, até 2010, terão consultas específicas e rastreios sistemáticos dos olhos. A reportagem termina dizendo que "o país depara-se com uma espécie de epidemia". Uma espécie ou é mesmo uma epidemia? É que afectando 12% da população adulta não é propriamente só "uma espécie". É mesmo uma epidemia muito real, ao contrário de outras que andam por aí nas notícias, e com os números assustadores de que fala o artigo abaixo.
Estudo da Prevalência da Diabetes em Portugal.
"(…) Este estudo, coordenado pelo Dr. Gardete Correia, actual Presidente da APDP e anterior presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, foi um estudo efectuado entre Janeiro de 2008 e Janeiro de 2009, tendo os seus resultados sido apresentados à comunidade científica nesta reunião de Tomar.
Foi um estudo verdadeiramente inovador em Portugal que veio trazer ao conhecimento geral os reais números da Diabetes em Portugal, e constitui desde já uma referência entre a comunidade científica.
O estudo, da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, foi no entanto um projecto conjunto entre várias entidades nomeadamente o Ministério da Saúde/Direcção Geral da Saúde, a Faculdade de Medicina de Coimbra/ Instituto de Higiene e Medicina Social e a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, que foi a principal entidade que “no terreno“ procedeu à recolha das colheitas necessárias para obtenção dos resultados do Estudo.
Foi o profissionalismo e o empenho dos funcionários da APDP que permitiu que este estudo abrangesse uma população de 5167 indivíduos no Continente e Ilhas, de ambos os sexos e com idades entre os 20 e os 79 anos.
A realidade portuguesa que este estudo veio confirmar e trazer a público é assustadora, pois 11,7% da população portuguesa sofre de Diabetes Mellitus do tipo 2, o que corresponde a cerca de 900 000 pessoas em Portugal.
De salientar ainda que cerca de 5,1% das pessoas desconheciam que tinham Diabetes e cerca de 34,9% da população entre os 20 e 79 anos (2 687 698 portugueses) sofre de Diabetes ou “pré-Diabetes“ (…)"
Fonte: APDP, revista nr. 51.