24 de Setembro, 2009
Manteiga, um alimento tradicional antigo, é horrível por causa do colesterol e das suas gorduras saturadas mas Margarina, industrializada e recentemente introduzida na cadeia alimentar humana, é óptima, explicam os especialistas, apesar das suas gorduras poliinsaturadas muito oxidáveis e gorduras hidrogenadas/trans, estando por isso implicadas na génese das doenças cardiovasculares, mas são muito saudáveis, acredite mesmo nisso!
Vídeo: Margarina, mais prejudicial que a manteiga.
Esta notícia é estúpida, não é? Toda essa teorização lipídica, completamente inútil, não faz qualquer sentido! E os tais fitoesteróis injectados nas margarinas, de que fala a peça, de tão "saudáveis" que são, por acaso não deveriam também ser considerados uma toxina causadora de doençar cardiovascular?
Certos "especialistas" tentam tudo para nos dissuadir de comer MANTEIGA, para em substituição nos impingirem MARGARINA, mas não conseguem. Porquê? Pelas simples razão de que COMIDA VERDADEIRA será sempre superior à JUNK FOOD da Civilização, e o nosso corpo encarrega-se de nos fazer gostar do que é BOM!!! E convenhamos, margarina tem um gostinho de merd@, não é? Não é por acaso, esteja absolutamente seguro de que esta rejeição do nosso corpo, de certos "alimentos", com base no sabor, não é casual. Porque razão é que as gorduras realmente saudáveis são sempre saborosas? Porque são BOAS!
O inacreditável é que até a Fundação Portuguesa de Cardiologia apoia o consumo desta junk food, vá-se lá saber porquê, e concorde que se diga que "Mães portuguesas dão gorduras pouco saudáveis aos filhos". Esta notícia, publicada em 2008, face ao que hoje se sabe sobre lípidos, oxidação/peroxidação, inflamação (rácios ómega-3/ómega-6), diabetes, e relação disto tudo com doença cardiovascular, chega a ser uma afronta à racionalidade. Será que há aqui mãozinha do lóbie margarineiro, por exemplo a patrocinar a FPC? Não faço ideia, mas o facto é que, em países como os EUA, este tipo de ligações perigosas é a norma. Portugal não será excepção e é naturalíssimo que também siga esse mesmo caminho. Já lá estamos? Não sei mas parece.
"Mais de 90 por cento das mães portuguesas dão gorduras pouco saudáveis aos filhos"
Estudo sobre o consumo de gorduras em Portugal
"Cerca de 91 por cento das mães portuguesas não dão aos filhos as gorduras mais saudáveis para barrar o pão, revela um estudo realizado pela consultora Nielsen. Apesar da informação e das recomendações nutricionais, os portugueses continuam a não saber escolher as gorduras mais saudáveis para barrar o pão.
Por exemplo, 76% das mães inquiridas pelo estudo da Nielsen, realizado em Fevereiro de 2008, ainda acredita que a manteiga (origem animal e rica em gordura saturada) é mais saudável que as margarinas (origem vegetal e rica em gordura insaturada)."
Fonte: SAPO Saúde.
Mais abaixo segue-se um artigo comparando estes dois espécimens, a MANTEIGA e a MARGARINA, que aliás não têm nada de comparável porque um produto natural e saudável simplesmente não pode ser equiparado a um produto industrial, sem qualquer interesse nutricional e implicado nas doenças cardiovasculares. Sobre manteiga, deixo a sugestão de que leia tudo o que diz a Fundação Weston A. Price.
Download: 08margarine06.pdf (312 kb)