07 de Abril, 2011
Dia Mundial de Saúde, 7 de Abril, mais recomendações low-fat para juntar à colecção
Autor: O Primitivo. Categoria: Civilização| Dieta
Para a comemoração do Dia Mundial da Saúde a APN lança o seu novo e-book "Alimentação Saudável - Faça mais pela sua saúde"
Ideias em destaque:
"Os alimentos pertencentes ao grupo dos Cereais Derivados e Tubérculos deverão fornecer cerca de 28% do total energético diário, o que corresponde a uma ingestão de 4 a 11 porções por dia. Estes alimentos estão reunidos neste grupo, visto terem como característica principal a riqueza em hidratos de carbono complexos. Este substrato é a principal fonte energética das células. Para além desta característica, são praticamente isentos de gordura e fornecedores de proteínas de média qualidade, apresentando como aminoácido limitante o triptofano."
"Fazem parte desde grupo [Cereais Derivados e Tubérculos] alimentos como: arroz, massa, batata, pão, aveia, milho, trigo, centeio."
"O grupo da carne, pescado e ovos deverá fornecer ao dia alimentar cerca de 5%, ou seja, 1,5 a 4,5 porções. Não fornecem hidratos de carbono, sendo constituídos essencialmente por proteína de alto valor biológico e gordura, principalmente saturada no caso da carne vermelha e ovos, monoinsaturada no caso da carne branca e polinsaturada (ácidos gordos n-3) no caso do peixe."
"O grupo das Gorduras e óleos deverá fornecer apenas cerca de 2% do dia alimentar isto é, 1 a 3 porções diárias. Este grupo deverá contribuir com menor percentagem para o dia total. São fontes de lípidos (principalmente saturados no caso das gorduras de origem animal – manteiga, banha e nata; ou insaturados, no caso das gorduras de origem vegetal – azeite, óleo alimentar, cremes vegetais para barrar), colesterol (no caso das gorduras de origem animal) e vitaminas lipossolúveis, tais como a vitamina A e a vitamina E."
"Controle a ingestão de gordura na confecção e tempero dos alimentos. Limite o consumo de gordura na confecção e tempero, e quando o fizer, opte pelo consumo de azeite. Este é rico em gordura monoinsaturada importante para a prevenção das doenças cardiovasculares."
"Vários estudos têm demonstrado o benefício para a saúde do consumo de hortícolas diariamente, neste sentido, é sugerido que poderão prevenir vários tipos de cancro, melhorar o perfil lipídico sanguíneo, diminuir a absorção do açúcar, prevenir o aparecimento das doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, entre outras."
"As fibras são fundamentais para o bom funcionamento do tubo digestivo, além disso reduzem a absorção de gorduras e colesterol no intestino. Sabe-se também, que desempenham um importante papel na prevenção de alguns tipos de cancros. As fibras existem nos flocos de cereais, no pão (mistura e integral) e na casca dos frutos frescos e oleaginosos."
"Eleja para a sua alimentação alimentos ricos em fibra. Os alimentos ricos em fibra como os cereais integrais, leguminosas, produtos hortícolas, são importantes fontes de fibra."
"Os alimentos pertencentes ao grupo dos Lacticínios e derivados (com a excepção das natas e manteiga) deverão fornecer cerca de 18% ao dia alimentar, ou seja 2 a 3 porções."
"O grupo da Fruta deverá contribuir para o dia alimentar com cerca de 20%, ou seja, devem ser ingeridas entre 3 a 5 porções de fruta diariamente (…) a prevenção de vários tipos de cancro, e do envelhecimento celular, prevenção da acção de radicais livres e das doenças cardiovasculares."
"Um dos erros alimentares mais frequentes é a diminuição do número de refeições que se faz por dia. Dever-se-á procurar fazer entre 5 a 6 refeições distribuídas ao longo do dia, de forma a não ficar mais de 3h30m sem comer."
"Tome sempre o pequeno-almoço. Um bom pequeno-almoço ajudá-lo-á a carregar energias logo ao inicio do dia, fornecendo-lhe um bom aporte de nutrientes essenciais para o organismo. Não se esqueça de consumir produtos lácteos, pão ou cereais e ainda fruta ou sumos de fruta."
"Vários são os sintomas que se encontram associados com a falta de pequeno-almoço, como: hipoglicémias, suores frios, falta de forças, desfalecimento/desmaio e coma hipoglicémico, mal-estar e má disposição geral, Impaciência e agressividade, cefaleias, quebra no rendimento físico e intelectual, diminuição da capacidade de resposta e de reflexos, maior propensão para acidentes de trabalho, de viação ou domésticos, devido à combinação de duas ou mais das manifestações referidas anteriormente."
"A Roda dos Alimentos é um instrumento de Educação Alimentar destinado à comunidade em geral e que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão estar incluídos num dia alimentar saudável."
Fonte: Alimentação saudável: faça mais pela sua saúde (APN).