Canibais e Reis

  • artigos (rss)

20 de Junho, 2009

‘Especialistas em nutrição’ exigem mudança radical de hábitos alimentares dos portugueses, apesar de não possuirem qualquer pista sobre qual a dieta mais cardioprotectora

Autor: O Primitivo. Categoria: Dieta| Mitos

Esta notícia recente do CIENCIA PT é paradigmática, porque demonstra bem como os nossos "especialistas", sejam eles internacionais ou os cá do bairro, parecem não possuir qualquer pista no que respeita a uma nutrição preventiva das doenças do aparelho circulatório. Em Portugal, está é uma das principais causas de morte mas, apesar de tudo, à semelhança dos restantes países mediterrânicos, somos dos países do mundo com menor mortalidade cardiovascular. Os "especialistas" adoram exaltar as propriedades saudáveis da dieta mediterrânica. Pois bem, quais são? Muita gordura, é tão óbvio! A nossa dieta mediterrrânica sempre foi hiperlipídica, plena de azeite, azeitonas, chispes & couratos, peixe/carne, ovos, etc. Todos os desvios disto para a "dieta saudável", traduzida em rodas alimentares "low-fat", apenas nos conduzirão a maior risco cardiovascular. Abram-se os olhos à evidência epidemiológica, que associa maior consumo de gorduras, designadamente saturadas, e de colesterol, a menor risco de AVC.

Os cardiologistas não dizem que o colesterol cardioprotector-bonzinho é o HDL? E por que razão o pessoal paleo anda a bombar HDL, com valores acima das 100 mg/dl? Algum destes "especialistas em nutrição" o saberá ou sonharão que até podem ser pelo elevado consumo de gorduras saturadas? Não, heresia, é impossível! Para estes nossos "especialistas" que não entendem o papel saudável das dietas hiperlipídicas, a dieta mediterrânica continuará a ser sempre um enigma, conforme descreve este artigo da Medical News ("Compared to other Western diets, the Mediterranean diet was seen by others as a bit of an enigma. Although fat consumption is high, the prevalence of hypertension, cardiovascular disease, obesity, cancer and diabetes has always been significantly lower in Mediterranean countries than northern European countries and the USA.")

Sr. doutores, já é mais que tempo de olhar para a evidência científica, epidemiológica e clínica, e abandonar esta hipótese lipídica, que condenou injustamente as gorduras de qualquer tipo e o colesterol, e com isso os alimentos tradicionais importantes para a protecção cardiovascular. Em resultado desta completa desorientação dos "especialistas", o que se verifica actualmente é um enfoque injustificado em marcadores lipídicos sem relevância, como o colesterol total, e uma baixíssima atenção ao metabolismo da glucose e diabetes. Resultado disto? As próprias autoridades de saúde não têm controlo sobre a diabetes, condição que por acaso até triplica o risco cardiovascular. Porque será? Todas as recomendações anti-gordura resultam sempre em maior consumo de "cereais/amidos saudáveis", o alimento preferido dos"especialistas da nutrição", apesar destes só terem sido introduzidos na dieta humana com a agricultura, porventura o pior erro da humanidade. Maior consumo de cereais/amidos e açúcares significa necessariamente maior carga glicémica em circulação, independentemente da absorção ser rápida ou lenta, o facto é que a glicémia estará elevada por mais tempo, promovendo um ambiente tóxico-arterial e, com isso, maior inflamação, oxidação de LDL, doença cardiovascular e mortalidade.

O problema agora é ensinar isto aos nossos "especialistas", que parecem ter ficado adormecidos no passado. Meus senhores, é preciso ler, estudar, passar algumas horas na Pubmed. E ter a coragem de admitir erros, para ver se saímos destes equívocos, que se traduzem numa incompreensível nutrição desfuncional moderna!

 

Especialistas em nutrição "exigem" mudança radical de hábitos alimentares dos portugueses

     

Escrito por CienciaPT   

09-Feb-2009

O número de vítimas de doença cardiovascular ascende os 17 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. Em Portugal, é a principal causa de morte, contando com mais de 40 mil vítimas por ano. Para discutir este flagelo e encontrar directrizes que ajudem a mudar esta tendência reuniram-se em Barcelona, os 40 maiores especialistas em nutrição e saúde alimentar do Mundo.

 

comida_saudavel

O Professor Manuel Carrageta, Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), representou Portugal neste encontro, e acompanhou de perto todos os debates e conheceu em primeira mão as resoluções tomadas.

No final de dois dias de discussão, chegou-se à conclusão que um dos grandes problemas que contribui para o aumento de mortes em todo o Mundo é o facto da grande maioria dos consumidores, adultos e crianças, não saber a distinção entre gordura saturada e insaturada, ingerindo quantidades desmesuradas de gordura saturada. De acordo com Manuel Carrageta, “a escolha da composição das gorduras é um factor determinante na redução do risco de sofrer doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais”.

No final do encontro, o Professor Ricardo Uauy, Presidente do Comité e da União Internacional de Ciências Nutricionais (IUNS), concluiu que: “Novas pesquisas apresentadas em Barcelona mostraram que o consumidor continua sem saber a diferença entre gorduras boas e gorduras más, facto que se reflecte no tipo de alimentos que consome. Em muitos países, a maioria de gordura consumida ainda não está de acordo com as recomendações internacionais. Durante o encontro, e a partir de um consenso científico internacional, definiram-se as directrizes para ajudar o consumidor a perceber qual a melhor gordura. Em linha com os objectivos da IUNS, queremos semear estas linhas orientadoras na mente dos profissionais e do público em geral, de forma a criar e fomentar uma motivação que leve à mudança urgente e radical de hábitos alimentares.”

Este encontro é o primeiro grande passo de uma campanha global que será levada a cabo durante todo o ano de 2009 com o objectivo de alertar os consumidores para a necessidade urgente de mudar hábitos alimentares, nomeadamente no que diz respeito ao tipo de gordura correcto a consumir.

O encontro foi realizado sob a chancela da União Internacional de Ciências Nutricionais (IUNS) e foi liderado pelo comité científico:

  • Professor Ricardo Uauy, do Chile, President of the IUNS

  • Professor Pekka Puska – co-chair (Director General, National Institute for Health and Welfare, Finlândia)

  • Connie Diekman M.Ed, RD, FADA (Director of University Nutrition, Washington University in St Louis)

  • Professor Ibrahim Elmadfa (Director, Institute of Nutritional Sciences, University of Vienna)

  • Professor Bert  Koletzko (Head of Div. Metabolic Diseases and Nutritional Medicine, Dr. von Hauner Children’s Hospital, Ludwig-Maximilians-University of Munich)

  • Dr. Hans Zevenbergen (Category Nutrition Director, Unilever Research and Development)

No encontro estiveram representantes de 25 países: África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, República Checa, Chile, China, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Índia, Inglaterra, Irlanda, Israel, México, Polónia, Portugal, Roménia e Turquia.

Actualizado em ( 10-Feb-2009 )

 

 



sem comentários a este artigo.

Formulário para comentário

Categorias

Calendário

Junho 2009
S T Q Q S S D
« Mai    
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30  

Sondagem

Loading ... Loading ...

RSS Whole Health Source (Stephan)

  • LDL Calculator
  • Another Fatty Liver Reversal
  • When Friedewald Attacks
  • Letter to the Editor
  • Fatty Liver Reversal
  • A Little Tidbit
  • The Lyon Diet-Heart Study: A Few More Thoughts
  • Donations Gratefully Accepted
  • The Lyon Diet-Heart Study: Implications
  • The Lyon Diet-Heart Study

RSS Heart Scan Blog (Dr. William Davis)

  • The ultimate “bioidentical” hormone
  • Roger's near-miss CT angiogram experience
  • The Myth of Prevention: Letter to the Wall Street Journal
  • A victory for SHAPE, CT heart scans, and doing what is RIGHT
  • Sleep: A to Zzzzzzzzzz
  • Beating the Heart Association diet is child's play
  • Victim of Post-Traumatic Grain Disorder
  • Drug industry "Deep Throat"
  • Triglyceride Buster-Update
  • Triglyceride buster

Nacional (notícias)

«Ninguém consegue a protecção prometida pelo seu protector solar»
Visto primeiro buraco negro tamanho M
Organismo europeu premeia equipa da Gulbenkian
Doença bipolar e esquizofrenia têm origem genética comum
Cancro da próstata: Novo tratamento pode evitar cirurgias
Estudo associa factores de risco cardiovascular ao risco de cancro da mama
Vegetarianos têm menor risco de desenvolver cancro
Sem título
Ponto de situação do vírus da gripe A - 02/07/2009 - 19h00
As pequenas angústias dos grandes campeões do RoboCup
Leixões recebe Campeonato do Mundo de Veleiros Autónomos
Novo mapa topográfico da Terra mais completo
EX.I.T.E. promove integração de mulheres na área da Tecnologia
Revista «Nature» publica estudo do Consórcio Internacional para a Esquizofrenia
Projecto Nabucco traz gás para a Europa
Prémios para Centro Hospitalar Lisboa Central
3 Julho 2009
Ministra da Saúde inaugura SUB em Arganil
Campanha contra falsas urgências
Smoothie de morango e kiwi
Centro Hospitalar do Porto premiado
Fórum Internacional quer discutir e organizar a «vizinhança global»
Equipa Eco Veículo vence Shell Eco-marathon Youth Challenge UK 2009
Cesária Évora leva Rádio Mindelo a Viana
Exposição «Da Terra ao Universo» chega ao Estabelecimento Prisional de Coimbra

Corridas (notícias)

Osol Golden League preview
Critérios de Selecção – Prova de Qualificação Olímpica
III Triatlo da Amizade
Fernando Mamede: Bodas de prata
Naide Gomes triunfa em Moscovo
Estágio de Preparação para Europeu Triatlo Longo
Principais Resultados do Europeu Triatlo 2008
Europeu de Triatlo em Elites e Juniores
Oscar Pistorius continued
Mercenários
Rui Silva disputa prova em Madrid
Pocket Race Guide - July
Lomong tops Manzano in USA 1500
Scot Free? Not These Marathoners
Tegenkamp and Goucher Win 5000s
Caption This Photo! No. 30
Jessica Augusto aposta no Mundial
Pistorius research implications
Usain Bolt faz "dobradinha" na Jamaica
Amy and Galen Win USA 10,000s
A ruiva
Damião e Lilian ganham Circuito de Milhas
Corrida das Fogueiras bate recorde de participação
Marisa Barros faz a festa no Porto
Trouble Spots: How To Avoid Common Injuries

Biblioteca

Image of Cannibals and Kings: Origins of Cultures


Image of The Great Cholesterol Con


Image of The Primal Blueprint: Reprogram Your Genes for Effortless Weight Loss, Vibrant Health, and Boundless Energy


Image of The Paleo Diet: Lose Weight and Get Healthy by Eating the Food You Were Designed to Eat


Image of Health Secrets of the Stone Age, Second Edition


Image of Nutrition and Physical Degeneration


Image of Fat and Cholesterol are Good for You


Image of Going Against the Grain: How Reducing and Avoiding Grains Can Revitalize Your Health


Image of Dr. Bernstein's Diabetes Solution: The Complete Guide to Achieving Normal Blood Sugars


Image of The Ketogenic Diet: A Complete Guide for the Dieter and Practitioner


Image of The Vitamin D Cure


Image of Track Your Plaque: The Only Heart Disease Prevention Program That Shows How to Use the New Heart Scans to Detect, Track and Control Coronary Plaque

  • O Primitivo: Caro João, concordo plenamente!
  • João: A frase "alimentos tradicionais, consumidos em doses tradicionais e em contextos de vida tradicionais, jamais serão a causa de doenças modernas" res
  • O Primitivo: A meu ver, a questão das gorduras saturadas será sempre muito polémica e controversa, apesar destas nada terem a haver com as causas de doença car

Álbum fotográfico

paleodieta3_141007paleodieta_101007paleodieta_070508paleodieta1_050708

Canibais e Reis

"As populações da Idade da Pedra tinham vidas mais saudáveis do que a maior parte do povo que surgiu imediatamente depois delas. Quanto a facilidades, como a boa alimentação, os divertimentos e os prazeres estéticos, os primitivos caçadores e recolectores de plantas gozavam de luxos que só os mais ricos dos nossos dias podem gozar" - Marvin Harris (1927-2001).

Dietas primitivas e tradicionais

Civilização

Mitos da nutrição

Lípidos

Perfil lipídico

Corrida

Podcasts (áudio)