Canibais e Reis

  • artigos (rss) comentários (rss)

24 de Novembro, 2008

Sociedade contra o Estado, por Pierre Clastres

Autor: O Primitivo. Categoria: Civilização| Primitivos

"As sociedades primitivas são sociedades sem Estado: esse julgamento de fato, em si mesmo correto, na verdade dissimula uma opinião, um juízo de valor, que prejudica então a possibilidade de constituir uma antropologia política como ciência rigorosa. O fato que se enuncia é que as sociedades primitivas estão privadas de alguma coisa, "o Estado" que lhes é, tal como a qualquer outra sociedade - a nossa, por exemplo - necessária. Essas sociedades são, portanto, incompletas. Não são exatamente verdadeiras sociedades - não são policiadas -, e subsistem na experiência talvez dolorosa de uma falta - falta do Estado - que elas tentariam, sempre em vão, suprir. De um modo mais ou menos confuso, é isso mesmo o que dizem as crônicas dos viajantes ou os trabalhos dos pesquisadores: não se pode imaginar a sociedade sem o Estado, o Estado é o destino de toda sociedade. Descobre-se nessa abordagem uma fixação etnocentrista tanto mais sólida quanto é ela, o mais das vezes, inconsciente."

Por trás das formulações modernas, o velho evolucionismo permanece, na verdade, intacto. Mais delicado para se dissimular na linguagem da antropologia, e não mais na da filosofia, ele aflora contudo ao nível das categorias que pretendem ser científicas. Já se percebeu que, quase sempre, as sociedades arcaicas são determinadas de maneira negativa, sob o critério da falta: sociedades sem Estado, sociedades sem escrita, sociedades sem história. Mostra-se como sendo da mesma ordem a determinação dessas Sociedades no plano econômico: sociedades de economia de subsistência. Se, com isso, quisermos significar que as sociedades primitivas desconhecem a economia de mercado onde são escoados os excedentes da produção, nada afirmamos de modo estrito, e contentamo-nos em destacar mais uma falta, sempre com referência ao nosso próprio mundo: essas sociedades que não possuem Estado, escrita, história, também não dispõem de mercado. Todavia, pode objetar o bom senso, para que serve um mercado, se não há excedentes? Ora a idéia de economia de subsistência contém em si mesma a afirmação de que, se as sociedades primitivas não produzem excedentes, é porque são incapazes de fazê-lo, inteiramente ocupadas que estariam em produzir o mínimo necessário à sobrevivência, à subsistência. Imagem antiga, sempre eficaz, da miséria dos selvagens. E, a fim de explicar essa incapacidade das sociedades primitivas de sair da estagnação de viver o dia-a-dia, dessa alienação permanente na busca de alimentos, invocam-se o subequipamento técnico, a inferioridade tecnológica.

"O que ocorre na realidade? Se entendermos por técnica o conjunto dos processos de que se munem os homens, não para assegurarem o domínio absoluto da natureza (isso só vale para o nosso mundo em seu insano projeto cartesiano cujas conseqüências ecológicas mal começamos a medir), mas para garantir um domínio do meio natural adaptado e relativo às suas necessidades, então não mais podemos falar em inferioridade técnica das sociedades primitivas: elas demonstram uma capacidade de satisfazer suas necessidades pelo menos igual àquela de que se orgulha a sociedade industrial e técnica."

"Essas sociedades estariam, segundo se afirma, condenadas à economia de subsistência em razão da inferioridade tecnológica. Como acabamos de ver, esse argumento não tem fundamento em direito nem em fato. Nem em direito, porque não existe escala abstrata pela qual se possam medir as "intensidades" tecnológicas: o equipamento técnico de uma sociedade não é diretamente comparável àquele de uma sociedade diferente, e de nada serve opor o fuzil ao arco. Nem em fato, uma vez que a arqueologia, a etnografia, a botânica etc. nos demonstram precisamente a potência de rentabilidade e de eficácia das tecnologias selvagens. Por conseguinte, se as sociedades primitivas repousam numa economia de subsistência, não é por lhes faltar uma habilidade técnica. A verdadeira pergunta que se deve formular é a seguinte: a economia dessas sociedades é realmente uma economia de subsistência? Precisando o sentido das expressões: se por economia de subsistência não nos contentamos em entender economia sem mercado e sem excedentes - o que seria um simples truísmo, o puro registro da diferença - então com efeito se afirma que esse tipo de economia permite à sociedade que ele funda tão somente subsistir; afirma-se que essa sociedade mobiliza permanentemente a totalidade de suas forças produtivas para fornecer a seus membros o mínimo necessário à subsistência.

Existe aí um preconceito tenaz, curiosamente co-extensivo à idéia contraditória e não menos corrente de que o selvagem é preguiçoso. Se em nossa linguagem popular diz-se "trabalhar como um negro", na América do Sul, por outro lado, diz-se "vagabundo como um índio". Então, das duas uma: ou o homem das sociedades primitivas, americanas e outras, vive em economia de subsistência e passa quase todo o seu tempo à procura de alimento, ou não vive em economia de subsistência e pode portanto se proporcionar lazeres prolongados fumando em sua rede. Isso chocou claramente os primeiros observadores europeus dos índios do Brasil. Grande era a sua reprovação ao constatarem que latagões cheios de saúde preferiam se empetecar, como mulheres, de pinturas e plumas em vez de regarem com suor as suas áreas cultivadas. Tratava-se, portanto, de povos que ignoravam deliberadamente que é preciso ganhar o pão com o suor do próprio rosto. Isso era demais, e não durou muito: rapidamente se puseram os índios para trabalhar, e eles começaram a morrer. Dois axiomas, com efeito, parecem guiar a marcha da civilização ocidental desde a sua aurora: o primeiro estabelece que a verdadeira sociedade se desenvolve sob a sombra protetora do Estado; o segundo enuncia um imperativo categórico: é necessário trabalhar. Os índios, efetivamente, só dedicavam pouco tempo àquilo a que damos o nome de trabalho. E apesar disso não morriam de fome. As crônicas da época são unânimes em descrever a bela aparência dos adultos, a boa saúde das numerosas crianças, a abundância e variedade dos recursos alimentares. Por conseguinte, a economia de subsistência das tribos indígenas não implicava de forma alguma a angustiosa busca, em tempo integral, de alimento. Uma economia de subsistência é, pois, compatível com uma considerável limitação do tempo dedicado às atividades produtivas. Era o que se verificava com as tribos sul americanas de agricultores, como os Tupi-Guarani, cuja ociosidade irritava igualmente os franceses e os portugueses. "

"Ora, esses dados maciços, qualitativos, impressionistas, encontram uma brilhante confirmação em pesquisas recentes - algumas em curso - de caráter rigorosamente demonstrativo, já que medem o tempo de trabalho nas sociedades com economia de subsistência. Quer se trate de caçadores-nômades do deserto do Kalahari ou de agricultores sedentários ameríndios, os números obtidos revelam uma divisão média do tempo diário de trabalho inferior a quatro horas por dia. Jacques Lizot, que vive há muitos anos entre os índios Yanomami da Amazônia venezuelana, estabeleceu, cronometricamente, que a duração média do tempo, que os adultos dedicam todos os dias ao trabalho, incluídas todas as atividades, mal ultrapassa três horas. Não chegamos, pessoalmente, a realizar cálculos desse gênero entre os Guayaki, caçadores nômades da floresta paraguaia. Mas pode-se assegurar que os índios - homens e mulheres ¿ passavam pelo menos a metade do dia em quase completa ociosidade, uma vez que a caça e a coleta se efetuavam, e não todos os dias, entre, mais ou menos, 6 e 11 horas da manhã. É provável que estudos desse gênero, levados a efeito entre as últimas populações primitivas, resultassem - consideradas as diferenças ecológicas - em resultados muito parecidos. "

"Isso significa que as sociedades primitivas dispõem, se assim o desejarem, de todo o tempo necessário para aumentar a produção dos bens materiais. O bom senso questiona: por que razão os homens dessas sociedades quereriam trabalhar e produzir mais, quando três ou quatro horas diárias de atividade são suficientes para garantir as necessidades do grupo? De que lhes serviria isso? Qual seria a utilidade dos excedentes assim acumulados? Qual seria o destino desses excedentes? É sempre pela força que os homens trabalham além das suas necessidades. E exatamente essa força está ausente do mundo primitivo: a ausência dessa força externa define inclusive a natureza das sociedades primitivas."

"As sociedades primitivas são, como escreve Lizot ao propósito dos Yanomami, sociedades de recusa do trabalho: "O desprezo dos Yanomami pelo trabalho e o seu desinteresse por um progresso tecnológico autônomo é certo, primeiras sociedades do lazer, primeiras sociedades da abundância, na justa e feliz expressão de Marshall Sahlins."

 Veja o texto completo aqui.



sem comentários a este artigo.

Formulário para comentário

Categorias

Calendário

Novembro 2008
S T Q Q S S D
« Out   Dez »
  1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Eventos

Sondagem

Loading ... Loading ...

RSS Primal Wisdom (Don Matez)

  • My Meals: 12/29/09
  • My Meals: 12/29/09
  • Intermittent fasting prolongs life in mammals
  • My Meals: 12/28/09
  • Loren Cordain Responds To Mercader Paper on Grains in Stone Age Diets
  • How insulin controls aging
  • High dietary animal protein links to lower population growth and greater longevity
  • Did Stone Age People Eat Grains (Much)?
  • Glucose restriction extends lifespan of human cells, kills human cancer cells
  • Fructose makes bellies fat

RSS Heart Scan Blog (Dr. William Davis)

  • If you take niacin, you must exercise
  • To track small LDL, track blood sugar
  • Watch your fish oil labels
  • Overweight, hungry, diabetic, and fat-free
  • This is your brain on wheat
  • Small LDL: Perfect index of carbohydrate intake
  • Video Teleconference with Dr. William Davis
  • Track Your Plaque challenges
  • I'll supply the tar if you supply the feathers
  • What goes up can't come down

RSS Health-and-Age News

  • Happy New Year!
  • Get a Hound, Lose a Pound (or Two)
  • Another Effect of Too Many Attorneys on Health Care
  • Can You Touch Your Toes? It May Be Important
  • Cardiac Rehab is Very Important – Don’t Be a Drop-Out!
  • Depression Can Be as Deadly as Smoking . . .
  • You’ve Heard All This Before – But It’s the Key to Longer Life
  • A Merry Christmas to Everybody!
  • How You’ll Feel ‘The Morning After’
  • Still Overweight? Switch Off the TV

Medicina (notícias)

Catheter Ablation Before ICD Implant Improves Outcomes (CME/CE)
Eye Protection Urged for Tarantula Handlers
Medicare: Complex but Essential, a Mirror for Reform?
Restless Legs Linked to Erectile Dysfunction (CME/CE)
Catheter Ablation Prior To Defibrillator Shock Reduces Risk Of Recurrence Of Ventricular Tachycardia (VTACH Study)
Spectranetics to Pay $5M in Federal Settlement
Sinus Surgery Eases Rhinosinusitis Symptoms (CME/CE)
10 To 15 Percent Of Women May Be Affected By Disordered Eating
$1.2 Million Award For Treatments For Breast Cancer, Cardiovascular Disease
Physicist Sees With "T-Rays"
New Study Explores Role Of Sexual, Social Behaviors In Seniors' Well-Being
Minority Elders Continue To Face Health Care, Employment Disparities
Université De Montréal Research On Semantic Memory
New Commonwealth Fund Survey Of Young Adults Finds Wide Majority Support Health Reform
Bioactive Glass Nanofibers Produced
New Support Tools Point Way To Better Health Policymaking
Study Finds Talking Aloud Helps To Solve Mathematical Problems More Quickly
Genetic Study Clarifies African And African-American Ancestry
Early Sexual Encounters Linked To Increased Risk Of Cervical Cancer Among Deprived Women, UK
Nearly 2 Million Women Attended Breast Screening In 2007/08, UK
Vets Should Educate Farmers To Improve Dairy Cow Welfare, UK
Swine Influenza Daily Update: 29 December 2009, Wales
Smokers Planning To Give Up Urged To Consider 'Stop For Good' Service At Boots Pharmacies, UK
The Cancer 'TRAP'
Acupuncture Reduces Hot Flashes, Improves Sex Drive For Breast Cancer Patients

Nacional (notícias)

Seis conselhos para desintoxicar o organismo
Corvo procura «independência» com instalação de painéis solares
Fundação Champalimaud abre centro de cancro em 2010
Inascriçoes no Bike Tour começam em Janeiro
Newsletter do Portal da Saúde - 31 de Dezembro 2009
Só o tempo cura ressaca, diz especialista
Prazer com preservativo na passagem do ano
Maior risco de cancro do pulmão para quem fuma ao acordar
Antidepressivos levam a alteração da personalidade
Debate «Que Médicos Queremos... para o nosso País?»
Médicos dão aulas sobre aneurismas da aorta a estudantes séniores
Novo Portal das Doenças Reumáticas
Ponto de situação do vírus da gripe A - 30/12/2009 - 18h00
Investigadora da UC premiada na área da Geometria Algébrica
Árctico pode deixar de ter gelo no Verão
NET-BIOME: o «puzzle» que promove a biodiversidade das regiões periféricas da UE
Apresentação do PTCO
Jornadas Internacionais de Medicina de Urgência
Jornadas Internacionais de Medicina de Urgência
Portal das Doenças Reumáticas
Montemor-o-Novo tem nova unidade de cuidados continuados
Hospital Litoral Alentejano rastreia DPOC
Segurança das vacinas pandémicas
Cuidados continuados integrados de saúde mental
5.º Fórum Viva Mulher Viva Associação

Corridas (notícias)

New Year, New You: Setting Goals
New Year, New You: 20 Running Resolutions
Dulce Felix em grande na S. Silvestre da Amadora
Elijah Birgen e Sandra Teixeira vencem nos Olivais
5 melhores posts
Favourite videos of 2009
Number 1: Caster Semenya
Tirunesh vs. Hayley in Scotland
A Holiday Run in Iraq
Semenya nega pedido de indemnização
"Gazzetta dello Sport" elege Bolt como atleta do ano
Number 2: The cleansing of swimming's record books
2009 news stories
Balanço Nacional de 2009 – Campeonato Nacional Individual
Balanço Nacional de 2009 – Campeonato Nacional Juniores
Balanço Nacional de 2009 – Campeonato Nacional Juvenis
Triatlo na RTP2 durante o mês de Janeiro
As 5 melhores corridas
Six Common Beginner Excuses
Start Running Now: Our Get-Going Guide
Six Common Beginner Excuses (and How To Beat Them)
Shalane Learns About the Half
Merry Christmas, Everyone
Fernanda Ribeiro e Rui Pedro Silva vitoriosos
Semenya not suing - reports. The fog thickens

  • “Tornar-se humano: evolução e inteligência” e “Evolução humana: um novo olhar”, edições especiais da revista Scientific American sobre evolução humana
  • “Como a mais recente ciência do exercício pode ajudá-lo a correr mais forte, mais distante e rápido”, um novo livro da Runner’s World, pelos autores do Science of Sport
  • “Evolução, consequências e futuro de plantas e animais domesticados”, um artigo de Jared Diamond na revista NATURE
  • A vida não deve ser uma viagem para o túmulo com a intenção de chegar lá são e salvo, com um corpo atraente e bem preservado
  • “O Debate sobre as Proteínas”, entre o Dr. Loren Cordain e o Dr. T. Colin Campbell
  • “Colesterol, gorduras e ataques do coração”, um artigo de Judith A. DeCava para o Nutrition News and Views
  • “A Verdade Escondida sobre as Drogas para Baixar o Colesterol”, um trabalho de investigação de Shane Ellison
  • “Esperança de vida e tendências da saúde nas sociedades modernas”, um artigo de Graham Williamson
  • “Maus, enbrutecidos e pequenos?”, um artigo publicado no The Ecologist em 1999, e depois pela Fundação Weston A. Price
  • “Os Mitos do Vegetarianismo”, um artigo de Stephen Byrnes para o LEAN Welness Center
  • João Vasconcelos Costa: Obrigado pela referência, apesar do nome truncado :-) Quanto à foto do bolo de massa sovada, suscita-me uma pequena observação. A ruga longitudin
  • Daniel: Boas Primitivo. Bom post, é mesmo isso de que a população mais precisa, de gente que desmistifica as ideias populares que apareceram sabe-se lá d
  • O Primitivo: Seja entao bem-vindo caro Luis Parro!

Álbum fotográfico

paleodieta3_141007paleodieta_101007paleodieta_070508paleodieta1_050708

Canibais e Reis

"As populações da Idade da Pedra tinham vidas mais saudáveis do que a maior parte do povo que surgiu imediatamente depois delas. Quanto a facilidades, como a boa alimentação, os divertimentos e os prazeres estéticos, os primitivos caçadores e recolectores de plantas gozavam de luxos que só os mais ricos dos nossos dias podem gozar" - Marvin Harris (1927-2001).

Dietas primitivas e tradicionais

Civilização

Hipótese Lipídica

Lípidos

Perfil lipídico

Vitamina D

Corrida

Podcasts (áudio)